scorecardresearch ghost pixel



Descubra se você já entrou em contato com a variante ômicron

Muita gente se pergunta se já pegou covid e não sabe. Afinal, mesmo vacinado é possível se infectar; veja como saber se já entrou em contato com a ômicron.



Testes laboratoriais podem ajudar a diferenciar casos de covid-19 ou de gripe comum e possibilitar o tratamento e o monitoramento adequado dos pacientes. Contudo, sem que haja a testagem química, alguns sintomas são muito semelhantes e a diferenciação fica comprometida. Aliás, há diversos indivíduos que não apresentam sequer um mal-estar. Por isso, diversas pessoas se perguntam se já pegaram o vírus e não sabem.

Veja também: Lista: alimentos anti-inflamatórios para combater doenças e melhorar a saúde

Segundo especialistas entrevistados pela Agência Brasil, a gripe a covid apresenta similaridades sintomáticas, sobretudo nos primeiros dias. Tosse, dor de cabeça, febre muscular, dor de garganta, coriza, vermelhidão nos olhos, olhos lacrimejantes. Todos são sintomas que podem ocorrer tanto nos casos de gripe como nos de covid-19. Os tratamentos, no entanto, são diferentes.

Variante ômicron demonstra sintomas ainda mais parecidos aos da gripe

Segundo o patologista clínico Helio Magarinos, diretor-médico do Richet Medicina e Diagnóstico (RJ) e presidente regional da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial do Rio de Janeiro, a grande maioria dos casos de gripe se resolve sozinha. Já a covid-19 precisa ser monitorada, uma vez que os pacientes podem apresentar recaídas ou casos bastante graves.

Com o estabelecimento da ômicron, responsável por mais de 90% dos casos de covid no Brasil, a diferenciação fica ainda mais complexa. Afinal, os sintomas como perda de olfato e paladar já não são mais comuns. A imunização crescente também diminui a incidência de sintomas graves da doença.

Como saber se já tive contato com a ômicron

De modo geral, não dá para saber se você já foi infectado pela ômicron ou qualquer outra cepa específica. Caso não tenha se vacinado e realizado um teste para detecção de anticorpos, é possível saber se já entrou em contato com o vírus. Porém, ainda assim, não dá para saber qual foi a cepa.

De acordo com os especialistas, qualquer pessoa que apresentou um ou mais do sintomas abaixo pode ter sido infectada sem saber:

  • Dor de garganta (semelhante a uma coceira);
  • Nariz escorrendo (coriza);
  • Dor de cabeça;
  • Fadiga;
  • Dor no corpo.

Todos estes são os sintomas que afetam a esmagadora maioria dos pacientes com a nova variante da covid-19.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário