scorecardresearch ghost pixel



Diabéticos podem comer queijo? Descubra se alimento traz benefícios ao grupo

Neste artigo, vamos abordar os nutrientes do queijo e o quanto ajudam na saúde, além de informar às pessoas com diabetes se podem consumi-lo.



Pessoas com diabetes têm uma dieta bastante restritiva, porém há certos alimentos que podem ser incluídos, pois contribuem para a saúde. É o caso do queijo, esse alimento irresistível, presença confirmada em cafés e lanches.

Veja também: Quais os benefícios da castanha de caju? Será que engorda ou emagrece?

Nutrientes do queijo

Os queijos possuem excelentes quantidades de cálcio, são ricos em proteínas, têm baixas quantidades de carboidratos e vitaminas A, B2, B9, B12 e D.

Contudo, devido à grande variedade de tipos de queijo, há também diferenças relacionadas à qualidade das gorduras e quantidades calóricas.  O ideal é sempre optar por queijos magros, que não são calóricos e não atrapalham a dieta.

O Diabetes

Existem dois tipos de diabetes: o Diabetes tipo 1, uma doença autoimune, que provoca a paralisação do pâncreas de produzir insulina; e o Diabetes tipo 2, que provoca resistência à insulina, fazendo com que o corpo não consiga lidar adequadamente ao hormônio.

Ambos os tipos, faz com que a pessoa, imediatamente ao se alimentar passe a ter altos níveis de açúcar no sangue.

Diabéticos podem comer queijo?

A resposta dessa pergunta, é sim! Podem consumir queijo por causa da baixa quantidade de carboidratos, entretanto é necessário moderação e ter atenção ao tipo de queijo usado em sua fabricação.

Por que dar atenção a procedência do queijo é tão importante?

Quem tem diabetes, têm maior risco de doenças cardiovasculares, como:

  • Infartos;
  • Acidentes vasculares cerebrais (AVC);
  • Tromboses, especialmente das pernas; e
  • Aneurismas.

Dessa forma, o cuidado com a alimentação é ampliado, porque é preciso manter sob controle os níveis de colesterol, e manter os triglicérides em taxas normais.  

Além disso, cuidar da quantidade de sódio é muito importante, pois o consumo excessivo pode desencadear problemas de pressão alta.

Os benefícios do queijo à saúde

É uma boa fonte de cálcio, um mineral capaz de fortalecer dentes, ossos e músculos. Ajuda no controle da glicemia: o consumo moderado de lacticínios pode auxiliar no controle das taxas de açúcares no sangue.

Aumenta a saciedade, devido a quantidade de proteínas, que fazem com que seja ingerido menos quantidade de comida. Embora comer queijo possa representar benefícios para quem tem problemas de diabetes, a orientação profissional, jamais deve ser descartada, pois cada caso é um caso.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário