A conta de cada cidadão no portal do governo federal pode ter dividida em três níveis: ouro, prata e bronze. A cor de cada cadastro tem relação com a quantidade de informações fornecidas e verificadas. Além da quantidade de serviços públicos digitais que podem ser acessados.
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O gov.br é o acesso principal a vários tipos de serviços, como a consulta do CPF, saque do abono salarial, obtenção da carteira de trabalho e tantos outros.
Níveis da conta gov.br
Os níveis da conta gov.br consideram o processo de validação dos dados informados pelos usuários na hora de criar o acesso. Indica também a quantidade de serviços públicos digitais que podem ser acessados e as transações feitas por meio da conta.
Assim, quanto mais informações confirmadas em relação à conta, maior será o nível. Sendo que o principal deles é o ouro. As validações dos dados são feitas de várias formas, incluindo o banco de dados da Justiça Eleitoral.
Para aumentar o nível da conta alguns passos são fundamentais. Como o cadastro via formulário on-line de validação dos dados na Receita Federal ou no INSS. Ou também em atendimentos presenciais, como nas agência do INSS ou Denatran.
Para conquistar o nível prata, além de seguir todas as etapas indicadas no próprio site, o usuário precisa aumentar os “selos de confiabilidade”. Isso é feito por meio de reconhecimento facial, ou pela validação dos dados por internet banking.
O nível máximo de confiança da conta é o ouro. Para chegar nessa etapa, os usuários precisam de uma validação facial pelo aplicativo para conferência da foto no banco de dados da Justiça Eleitoral ou por Certificado Digital com ICP-Brasil.
Assim, quanto maior o nível da conta, mais serviços podem ser acessados. Por exemplo, as transações digitais. Isso sem contar que alguns serviços só são possíveis nos níveis prata e ouro. É o caso do compartilhamento de dados e documentos digitais.