scorecardresearch ghost pixel



Conta Gov.br: como conseguir contas nível prata ou ouro?

Ao elevar o nível da conta Gov.br, os cidadãos conseguem acesso a mais serviços e maior nível de segurança em suas operações.



A plataforma Gov.br foi criada em 2016 com o intuito de facilitar o acesso dos brasileiros aos serviços públicos ofertados pelo Governo Federal. Por meio dela, é possível solicitar e gerenciar os serviços de forma prática e segura, em um único portal. Além disso, a conta do Gov.br é utilizada para garantir a autenticidade do cidadão e também a segurança do acesso em alguns serviços, como a declaração do Imposto de Renda (IRPF) e o acesso aos documentos digitais.

Leia também: Tem celular antigo? Nova autenticação facial do app Gov.br vai facilitar sua vida

Dessa forma, as contas do Gov.br possuem três níveis de classificação: bronze, prata e ouro. Os níveis são referentes a segurança e ao grau de acesso aos serviços ofertados pelo Governo. Nesse caso, as contas bronze são as mais simples, com menor grau de segurança e menos serviços disponíveis. Em contrapartida, a conta ouro possui maior grau de segurança e acesso garantido a todos os serviços do Gov.br.

Ao ter conta com os níveis mais elevados de segurança, o cidadão consegue acesso a serviços cruciais do governo, como as validações digitais. Além disso, é possível agilizar processos que precisavam de validação física, visto que as contas com maior nível de segurança atestam a autenticidade e veracidade do cidadão.

Foto: Reprodução/Governo Federal

Como aumentar o nível da conta Gov.br?

Ao subir do nível prata ou ouro, o usuário terá um acesso amplo aos serviços, como verificar a situação de sua carteira de trabalho, utilizar a declaração pré-preenchida do IRPF ou se inscrever no Enem de forma facilitada. Vale ressaltar que o critério de classificação da conta é baseado na forma que o cidadão comprova sua identidade.

Ou seja, quanto mais avançado for o processo de validação e identificação do cidadão, maior será o nível de segurança de sua conta Gov.br. O nível bronze é atribuído automaticamente durante a criação da conta, exigindo apenas dados simples pelo preenchimento do formulário online ou por atendimentos presenciais.

O nível prata é considerado o intermediário, exigindo um processo de validação mais complexo. Dentre os pontos levados em consideração para conseguir subir para este nível, estão o reconhecimento facial, validação por internet banking em serviços credenciados, entre outros. Já o nível máximo de segurança, o ouro, exige procedimentos mais rigorosos, como o reconhecimento facial pelo TSE, validação por certificado digital ou o QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário