scorecardresearch ghost pixel



Estudo analisa relação do consumo de vegetais com a prevenção de doenças cardíacas

Uma pesquisa feita entre três grandes universidades analisou a relação entre o consumo de comidas vegetais e a prevenção de problemas relacionados ao coração.



Comer vegetais para cuidar do coração é algo que muita gente já escutou até mesmo de profissionais gabaritados. Contudo, uma pesquisa feita em parceria com as universidades de Hong Kong (China), Bristol (Reino Unido) e Oxford (Reino Unido) trouxe uma mensagem diferente.

Veja também: Quem tem diabetes pode comer cenouras? Entenda as consequências do consumo

De acordo com o estudo, não foi encontrada qualquer evidência significativa de que o consumo de vegetais diminui as chances de doenças cardiovasculares. Ou seja, essa pesquisa refuta o imaginário popular, onde uma salada variada pode fazer com que o coração funcione melhor, por exemplo. Isso não quer dizer que os vegetais não ajudam na saúde, muito pelo contrário, eles são importantíssimos. Contudo, a função deles não costuma afetar diretamente o bom funcionamento cardíaco.

Os dados são confiáveis?

A verdade é que o resultado do estudo surpreendeu até mesmo pessoas que são especialistas na área. Afinal, existem alimentos vegetais que possuem grande quantidade de carotenóides e alfa-tocoferl, ambas substâncias protegem o coração.

Porém, a pesquisa analisou um banco de dados do Reino Unido que tem mais de 500 mil adultos cadastrados. Os registros são referentes a questões de saúde que foram enfrentadas ao longo da vida. Nele estão presentes informações sobre o consumo de legumes crus ou cozidos, além do histórico de saúde geral.

Com base nessas informações, o estudo não conseguiu localizar evidências que liguem a alimentação com legumes com a prevenção de doenças cardíacas.

Importância dos vegetais

Entretanto, o bom funcionamento do organismo e a manutenção do peso adequado estão completamente ligados à saúde do coração. Nesse ponto, a alimentação rica em produtos de origem vegetal contribuiu imensamente.

Em outras palavras, os vegetais podem até não ter uma ligação direta com a prevenção de doenças cardiovasculares, mas tem sim ligações indiretas. Ao passo que as fibras e os demais nutrientes vegetais atuam para aliviar o organismo, a circulação e o bom funcionamento do corpo contribuem para a longevidade. Além disso, existem grãos que podem contribuir para diminuição de colesterol, por exemplo.

Então, vale a pena manter a dieta rica em vegetais aliada a uma boa rotina de exercícios físicos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário