scorecardresearch ghost pixel



Bom para o coração: Tomar 3 xícaras de café por dia reduz risco de doença cardíaca

Estudo comparou durante 11 anos o hábito de pessoas que consumiram a bebida de forma leve a moderada ou em excesso.



Notícia animadora para os apaixonados por café! Um estudo da Universidade Semmelweis, da Hungria, afirma que consumir até 3 xícaras de café por dia pode ajudar na proteção do coração, reduzindo os riscos de doenças cardíacas.

Leia mais: Não gosta de café? Confira 9 chás que dão disposição e energia

Para chegar nesse resultado, foram analisados os dados de 468 mil pessoas cadastradas na plataforma Biobank, responsável por reunir informações de saúde de quem vive no Reino Unido.

Consumo de café para a saúde do coração

A análise trazida pelo estudo mostrou os participantes da pesquisa que ingeriram café de forma leve ou moderada tiveram uma redução de 17% do risco de morrer por problemas cardíacos. As chances de a pessoa apresentar um AVC, por exemplo, também diminuíram 21%.

Na comparação de quem bebia muito café, com uma quantidade acima de 3 xícaras por dia, a taxa de mortalidade provocada por doenças do coração subiu 13%. Outro ponto negativo do consumo excessivo da bebida também foi associado ao risco maior de a pessoa ter um infarto do miocárdio.

O período de análise da pesquisa foi de quase 11 anos, entre 2011 e 2021. É importante destacar que, na data de início da coleta dos dados, nenhum dos indivíduos apresentavam registro de doenças cardíacas.

A pesquisa promete trazer novos esclarecimentos quando o assunto é o consumo de café. Para saber mais sobre o tema, basta acessar o trabalho na íntegra, publicado no European Journal of Preventative Cardiology, em janeiro deste ano.

Mas atenção: por se tratar de um estudo observacional, os resultados mostrados não comprovam com eficácia a relação direta entre tomar café e evitar problemas no coroação. Seu intuito é desdobrar o assunto e abrir caminho para pesquisas científicas que podem surgir do tema.




Voltar ao topo

Deixe um comentário