scorecardresearch ghost pixel



Falso boleto do IPVA: saiba quais informações entregam o golpe

Mais brasileiros estão recebendo falsos boletos do IPVA. Os crimes já são investigados pela polícia. Aprenda a se proteger dos criminosos.



Falsos boletos do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) têm sido enviados para vários contribuintes brasileiros. Tudo não passa de um golpe, em que os criminosos oferecem descontos atrativos nos pagamentos. E muitas vítimas já procuram as delegacias no país.

Leia mais: Se eu não pagar IPVA ou IPTU em 2022, o que acontece?

Os golpistas estão cada dia mais preparados para enganar as vítimas. Eles fazem boletos bastante semelhantes aos originais. E enviam os falsos documentos por diversos canais de comunicação, como o WhatsApp, e-mail e até por SMS.

Falsos boletos do IPVA

Os falsos boletos começaram a circular nos últimos dias. Alguns contribuintes mais atentos procuraram a delegacia para alertar sobre mais essa prática criminosa. O problema é que muita gente não sabe como identificar se o boleto é ou não falso.

No golpe, os criminosos enviam links para que os contribuintes façam os pagamentos. Esses links direcionam as vítimas para sites falsos. Ao acessar os sites, quem fornece informações pessoais corre o risco de ter os dados usados pelos criminosos para tirar dinheiro de contas e o cartão de crédito clonado.

Para não cair no golpe, os especialistas orientam que os contribuintes nunca cliquem em links que chegam por esses canais de comunicação. E sempre procurem emitir os boletos nos canais oficiais de atendimento aos contribuintes, como no Detran ou nas secretarias estaduais da Fazenda.

Ou seja, os boletos originais podem ser emitidos ou também são enviados direto para o endereço de cada contribuinte via Correios. E ao desconfiar de qualquer boleto, a orientação dos especialistas é não pagar o documento e procurar a emissão digital para garantir a segurança.

Caso fique confirmado que se trata de um falso boleto, a orientação é procurar a delegacia para informar as autoridades sobre o crime e alertar mais contribuintes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário