As baratas são consideradas as grandes vilãs do ambiente doméstico. Mas sabia que as formigas também podem desempenhar esse papel? Isso porque elas também carregam micro-organismos, bactérias e fungos para dentro de casa por estarem sempre em contato com lixos e esgotos.
Leia mais: Inseticida poderoso com 2 ingredientes mata mosca, barata, pernilongo e aranha
Quando há um grande excesso de comida e farelos na cozinha ou em outras áreas do ambiente doméstico, existe uma alta probabilidade de formigas serem atraídas pela sujeira. Até água parada acumulada na pia também pode atrair o inseto, pois o ajuda a saciar sua sede.
Outro cômodo que também costuma abrir formigas é o banheiro. O motivo: elas também são atraídas por descamação de pele humana, que não é visível a olho nu, mas que está presente no ambiente. O encanamento de pias, ralos e do chuveiro também são pontos que chamam muita atenção das espécies.
Risco sanitário
Segundo Fernando Bernardini, gerente de desenvolvimento de soluções da empresa Bayer, as formigas são tidas como pragas urbanas capazes de oferecer riscos sanitários. O que acontece é que elas podem espalhar bactérias e fungos por onde passam.
“As formigas que enxergamos em casa representam, no máximo, 5% do formigueiro que já está alojado no local. Quando eliminamos esses insetos sem planejamento, as rainhas tendem a se defender segmentando o formigueiro e, assim, aumentando a infestação”, declarou Bernadini.
As espécies de formigas mais comuns encontradas no ambiente doméstico são: a Tapinoma melanocephalum, a Monomorium florícola e a Monomorium pharaonis. Todas elas contam com uma capacidade de reprodução muito alta, podendo transformar pontos da casa em verdadeiros formigueiros.
Como eliminar formigas da casa
Uma dica para eliminar as formigas de casa, ou ao menos reduzir a incidência do inseto no ambiente doméstico, é sempre mantendo cada cômodo limpo.
Mas caso o inseto se prolifere em ambientes higienizados, a recomendação é aplicar produtos específicos para ajudar a combater a praga.