scorecardresearch ghost pixel



Adeus, invasão de formigas na cozinha: técnicas certeiras para mantê-las longe

Aprenda a afastar as formigas da sua cozinha com dicas práticas! Saiba como evitar pragas e manter um ambiente saudável.



Em primeiro lugar, as formigas são insetos sociais que pertencem à família Formicidae, e são conhecidas por sua organização e divisão de trabalho dentro das colônias. Esses pequenos insetos são encontrados em todo o mundo e desempenham um papel crucial nos ecossistemas, pois ajudam a decompor matéria orgânica e controlar populações de pragas.

Veja também: Acredite ou não, HÁ um jeito certo de colocar o papel higiênico; saiba qual

Entretanto, quando zanzam pela cozinha, as formigas se tornam insetos indesejados e podem não ser apenas uma inconveniência, mas também representar um risco real à saúde.

Sobretudo porque esses pequenos insetos, muitas vezes, buscam restos de comida e, quando encontram as condições ideais, podem se tornar uma praga persistente. Por isso, confira algumas dicas para afastar essas invasoras da sua casa.

A formiga doméstica: uma ameaça disfarçada

Conhecida como “formiga caseira”, essa espécie tem um aspecto marrom-escuro e é frequentemente encontrada em locais onde as refeições são preparadas. Apesar de parecerem inofensivas, essas formigas podem carregar micro-organismos, como fungos e bactérias, que estão associados a doenças, com o potencial de contaminar os alimentos. É importante tomar medidas para mantê-las afastadas.

A variedade de formigas

No mundo, existem mais de 12 mil espécies de formigas, com cerca de 2 mil delas no continente americano. Dentre essas, algumas são consideradas pragas urbanas, incluindo a formiga-argentina, a formiga fantasma, a lava-pés, a carpinteira e a de jardim.

Dicas de especialistas

Carla Ronchi, diretora da Sane Control, o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, e a especialista em casa Flavia Ferrari compartilham dicas práticas e eficazes para manter essas invasoras longe da sua cozinha. Suas falas constam numa publicação do UOL.

Limpeza da cozinha

A primeira e mais fundamental ação é manter sua cozinha livre de restos de comida, especialmente doces. Mesmo grãos de arroz ou feijão no chão podem ser suficientes para alimentar uma colônia de formigas inteira.

Armazenamento correto dos alimentos

Mantenha vasilhas de alimentos bem vedadas, mesmo dentro dos armários. Evite deixar alimentos expostos. Tampe ou ensaque tudo o que abrir, incluindo açucareiros e pacotes de bolachas. O açúcar, um dos atrativos favoritos das formigas, deve ser guardado em potes hermeticamente fechados.

Vedação de entradas

Verifique e sele rachaduras, buracos e fendas que possam servir de entrada para as formigas. Use silicone, massa de vidraceiro ou outros materiais adequados para tapar falhas em azulejos e batentes de portas.

Além disso, corrija qualquer fonte de umidade, como vazamentos de tubulações e torneiras pingando, para evitar que as formigas sejam atraídas pelo ambiente úmido. Assim, se não conseguir selar as entradas delas, você pode utilizar uma mistura de água com detergente neutro para eliminá-las.

4 soluções para afastar as formigas: álcool e cravo

Prepare uma solução de álcool e cravo-da-índia para higienizar o chão. Molhe um pano com a solução e use após a limpeza tradicional em locais onde as formigas estão presentes.

Diante disso, coloque saquinhos de tule com cravo-da-índia e louro em gavetas, armários e outros locais onde as formigas costumam aparecer. Lembre-se de substituir esses saquinhos a cada três meses.

Vinagre ou limão

Misture partes iguais de vinagre branco e água em um borrifador e aplique nas áreas onde há insetos. O cheiro forte irá repeli-los e impedir que retornem. Caso não tenha vinagre, você pode usar suco de limão em um borrifador para o mesmo propósito.

Bicarbonato de sódio e açúcar

Uma mistura de bicarbonato de sódio e açúcar, em proporções iguais, pode ser colocada em um pratinho. As formigas serão atraídas pelo açúcar, e o bicarbonato as eliminará.

Borra de café para afastar formigas

Por fim, coloque borra de café ao lado do lixo para evitar que as formigas sejam atraídas para o local. Você pode usar o mesmo truque nas trilhas que as formigas percorrem e até em plantas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário