A segunda parcela do Auxílio Gás dos Brasileiros, nome oficial do vale-gás nacional, terá seus repasses encerrados nesta sexta-feira, 25. Mais de 5,5 milhões de pessoas foram contempladas, segundo dados do Ministério da Cidadania.
Leia mais: FGTS e PIS/Pasep: Confira se você pode sacar os benefícios em 2022
Neste mês, o valor do benefício foi fixado em R$ 50, pouco menos do que os R$ 52 pagos em janeiro. A quantia é a mesma para todos os beneficiários, independentemente do número de pessoas que compõe o núcleo familiar.
Pelas regras do programa, o vale-gás deve equivaler a, no mínimo, 50% do preço médio nacional do botijão de gás de 13kg. A definição é feita com base no levantamento mais recente da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Valor do vale-gás de abril
É importante destacar que os pagamentos do benefício ocorrem a cada dois meses, o que significa que o próximo está previsto para abril. No caso de janeiro, os repasses foram retroativos a dezembro de 2021.
Ainda não é possível saber qual será o valor do vale-gás de abril, já que o patamar tem como base a pesquisa da ANP. Se tudo ocorrer como de costume, a entidade deve divulgar os dados nos primeiros dias do mês.
Novas inclusões
Em fevereiro, cerca de 100 mil famílias foram incluídas na folha de pagamento do programa. Segundo a pasta da Cidadania, o objetivo é continuar adicionando mais pessoas até o fim da iniciativa, previsto para daqui a cinco anos.
A tendência é que mais cidadãos recebam a próxima parcela do vale-gás, embora o número não deva ser tão significativo quanto a quantidade de pessoas que têm direito a ele. A estimativa é que ao menos 17 milhões de famílias são elegíveis para receber o benefício, mas ainda não ganharam nada.