scorecardresearch ghost pixel



Quando a fila de espera pelo vale-gás nacional será zerada?

Após finalizados os repasses do benefício referente a fevereiro, novo pagamento só será depositado em abril.



Esta é a última semana de pagamento da parcela de fevereiro do vale-gás nacional, como é conhecido o programa Auxílio Gás dos Brasileiros. Neste mês, cada beneficiário está recebendo R$ 50 de subsídio para a compra do botijão de gás de cozinha.

Leia mais: Auxílio Brasil, vale-gás e desconto na luz: posso receber os 3 ao mesmo tempo?

Nesta quarta-feira, 22, é a vez dos brasileiros com Número de Inscrição Social (NIS) final 7. Até o próximo dia 25, cerca de 5,5 milhões de famílias terão sido contempladas com o benefício.

A legislação que cria o vale-gás nacional prevê que o governo pode realizar os repasses a cada dois meses. Isso significa que a próxima parcela só deve sair em abril. Neste sentido, é importante destacar que as liberações ocorridas em janeiro foram retroativas a dezembro de 2021.

E quem ainda está na fila?

Como mencionado, a iniciativa atualmente atende mais de 5,5 milhões de pessoas, número bastante reduzido em relação ao total de brasileiros que se enquadram nos critérios pra receber. Segundo declaração do Ministério da Cidadania, pasta responsável pelo programa, novas inclusões estão previstas para os próximos meses.

De acordo com dados do próprio governo, cerca de 100 mil famílias entraram na folha de pagamento do vale-gás neste mês. O problema é que o ritmo de aprovações está bastante lento por falta de espaço no Orçamento.

Considerando as informações disponíveis até o momento, é bem possível que a fila de espera continue sempre cheia e que não seja zerada nos próximos cinco anos, quando acaba a validade do programa.




Voltar ao topo

Deixe um comentário