scorecardresearch ghost pixel



INSS antecipa pagamentos em três cidades atingidas pelos temporais

Moradores de município que decretaram estado de calamidade pública poderão sacar benefícios antes da data.



Segurados moram nas cidades de Petrópolis (RJ), Canapi (AL) e Teresina de Goiás (GO) poderão antecipar o saque de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A decisão consta em uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 23.

Leia mais: Grana extra: Governo quer liberar saques de R$ 500 a R$ 1.000 do FGTS

Os governos desses locais decretaram estado de calamidade pública após as fortes chuvas dos últimos dias. Em Petrópolis, o número de mortes confirmadas em consequência do temporal já chega a 198.

O documento assinado pelo presidente do INSS, José Carlos Oliveira, tem validade enquanto perdurar a situação. Ficou definido que o pagamento de benefícios previdenciários e assistenciais para essas pessoas será realizado no primeiro dia útil do calendário, a partir da competência março de 2022.

O cidadão também poderá adiantar o valor correspondente a um benefício mensal a que tem direito. O ressarcimento deverá ser feito em 36 parcelas mensais fixas, a partir do terceiro mês seguinte. O valor será descontado direto do pagamento, sem custo ou correção.

A antecipação é opcional e não está disponível para cidadãos que recebem valores de programas temporários. Todos os outros segurados têm direito.

Nome na lista

Caso o nome do segurado não conste da relação emitida pelo INSS aos bancos pagadores, basta comparecer a uma agência da Previdência Social para solicitar o dinheiro.

“Depois de formalizada pelo interessado a instituição financeira efetuará a liberação imediata do crédito, exceto se realizada em correspondente bancário, hipótese em que a liberação deverá ocorrer em até cinco dias úteis”, diz a portaria.




Voltar ao topo

Deixe um comentário