scorecardresearch ghost pixel



INSS: aprenda como transferir seu benefício para outro banco

Os segurados do INSS podem transferir o pagamento do benefício para outros bancos em apenas algumas etapas. Aprenda como fazer.



Os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem ser transferidos para outros bancos. Essa é a preferência de alguns segurados, seja pelas taxas ou até mesmo pela praticidade. Aprenda como fazer a transferência do dinheiro de forma simples e rápida.

Leia mais: Como contratar o novo crédito consignado para segurados do INSS? Descubra agora

Antes de tudo, se o motivo da transferência for as tarifas cobradas pelo banco atual, a primeira tentativa pode ser uma negociação para tentar condições melhores na instituição atual. Mas se o seu interesse é mesmo trocar de agência, veja como fazer.

Transferir benefício

Se a intenção é transferir para o mesmo banco, porém em uma nova agência, é só ir na nova unidade e pedir a troca. Mas, se a intenção é mudar de vez de banco é preciso ir em uma unidade da nova agência e, assim, pedir a transferência do benefício.

Em todos os casos os segurados precisam apresentar o cartão e também um documento com foto. Outra necessidade é a senha atual da conta.

Alguns segurados também preferem fazer a transferência da conta-corrente para o cartão do benefício. Nesses casos a solicitação tem que ser feita junto ao INSS.

Em todas as situações, uma das exigências é que a conta precisa estar em nome do segurado. Caso contrário a transferência não é liberada por medida de segurança. Ou seja, para garantir que o benefício não seja usado por terceiros.

Durante a pandemia, o INSS permitiu que o pedido de transferência também fosse feito de forma virtual, por meio do aplicativo Meu INSS. Assim, os segurados não precisam se deslocar até uma agência para fazerem a troca, sendo necessário apenas informar a nova conta.

Mas, nesses casos, o serviço só vale para quem recebe em conta-corrente ou poupança e quer trocar o recebimento para um cartão magnético. Ou simplesmente alterar informações de cadastro, como o endereço.

No site ou aplicativo Meu INSS é só ir na opção “pagamento” e alterar o local ou forma de pagamento. Lembrando que mesmo com a alteração de conta, o benefício continuará sendo pago na mesma data de antes da mudança.

Dessa forma, quem tem o cartão do INSS também encontra mais facilidades caso decida por sacar o benefício. Pode ser em qualquer unidade lotérica, nos terminais de autoatendimento da Caixa ou Correspondentes Caixa Aqui, com cartão e senha.

Mais dúvidas os segurados podem esclarecer junto ao site do INSS ou também na central de atendimento do 135.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário