O governo federal criou um novo auxílio para quem recebe ou já recebeu o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Batizado de auxílio-inclusão, o programa concede meio salário mínimo (R$ 606) por mês ao beneficiário.
Leia mais: Saiba quanto o INSS desembolsa com atrasados da aposentadoria
O pagamento é feito quando o cidadão consegue um emprego com carteira assinada. Além dos atuais atendidos pelo BPC, quem recebeu o benefício nos últimos cinco anos também pode solicitar os repasses.
Regras
Para ter acesso, é necessário cumprir os seguintes requisitos:
- Estar com a inscrição atualizada no CadÚnico (Cadastro Único);
- Não estar negativado nos órgãos de proteção ao crédito;
- Ter recebido o BPC nos últimos cinco anos ou ter tido o benefício suspenso nesse período;
- Integrar uma família com renda mensal de até dois salários mínimos por pessoa;
- Estar inscrito no Regime Geral de Previdência Social ou vinculado à previdência municipal/estadual e ter uma atividade remunerada;
- Comprovar a deficiência por meio de laudo (para PcD).
Vale destacar que o BPC atende pessoas com deficiência e idosos com idade igual ou superior a 60 anos de baixa renda.
Solicitar o auxílio-inclusão
A solicitação do benefício pode ser feita pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou pelo telefone 135. Veja o passo a passo para dar entrada via app:
- Acesse o aplicativo Meu INSS e faça o login;
- Clique na opção “Novo Pedido”;
- Digite o nome do benefício desejado (auxílio-inclusão);
- Selecione a opção correta na lista;
- Leia as informações com atenção e toque em “avançar”.
Finalizado o processo, é possível acompanhar o pedido pelo próprio aplicativo, na seção “Consultar pedidos”. O prazo para receber a resposta do INSS é de até 30 dias úteis.