scorecardresearch ghost pixel



IR 2022: informe de rendimentos precisa ser enviado até 28 de fevereiro

O informe de rendimentos tem que ser enviado por todas as fontes pagadoras, antes do início do prazo da declaração do Imposto de Renda 2022.



O informe de rendimentos é um documento essencial para a declaração do Imposto de Renda (IR). É um resumo de todos os ganhos do contribuinte ao longo do ano anterior. É o informe que ajuda os contribuintes a prestar contas para a Receita Federal.

Leia mais: Governo pode devolver aos brasileiros até R$ 6,5 bi de impostos indevidos

O documento ajuda, assim, no preenchimento da declaração do IR. Bancos e empresas precisam enviar aos contribuintes os informes de rendimentos referentes ao ano de 2021, que é o ano-base da declaração do imposto de renda.

Informe de rendimentos

O informe de rendimentos tem que ser enviado por todas as fontes pagadoras. Ou seja, todas as pessoas – físicas ou jurídicas – que pagaram para outra algum valor que deve ser declarado no IR.

Aqui estamos falando de empresas, instituições financeiras, corretora de valores e tantas outras.

De acordo com a Receita Federal, o prazo para enviar o informe de rendimentos aos contribuintes termina no dia 28 de fevereiro. Os documentos podem ser acessados pela internet.

O prazo definido é anterior ao início da declaração do Imposto de Renda justamente para que os contribuintes tenham tempo de se organizar e começar o preenchimento das informações. Caso os contribuintes não recebam os informes dentro do prazo, as instituições precisam ser procuradas. Já que o informe é essencial para a declaração do imposto de renda.

O informe de rendimentos é a forma como a Receita Federal consegue cruzar os dados financeiros, tantos dos contribuintes quanto das fontes pagadoras. Dessa forma a Receita consegue impedir o fornecimento de dados errados e também evitar erros na cobrança dos impostos. Ou seja, é também um meio de a Receita Federal evitar a sonegação de impostos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário