scorecardresearch ghost pixel



Mais de 320 mil trabalhadores ainda não sacaram o abono salarial

O benefício pode ser solicitado ao governo. Veja como abrir o processo de reenvio dos valores para a Caixa Econômica.



De acordo com o governo, 320 mil trabalhadores não sacaram o abono salarial dos anos anteriores. A retirada do dinheiro estará disponível a partir do último dia (31) de março. Inicialmente, os valores seriam pagos no próximo dia 8 de fevereiro, mas o Ministério da Previdência e do Trabalho adiou a data.

Veja também: Ficou de fora do PIS 2022? Saiba o que fazer nessa situação

No total, R$ 208,5 milhões do abono salarial do PIS/Pasep não foram sacados. Esse valor continuará disponível para retirada por todos os trabalhadores que têm o direito. Inclusive, os herdeiros do beneficiário falecido também estão aptos a sacarem o dinheiro.

O pedido de reenvio para a Caixa pode ser feito por telefone

Quem quiser fazer o saque do abono presencialmente precisa ir a alguma unidade do Ministério do Trabalho. Lá, o cidadão fará o pedido de abertura do processo de reenvio dos valores para a Caixa Econômica.

Esse procedimento também está disponível por telefone, pelo Alô Trabalhador, número 158. O atendimento pode ocorrer por e-mail trabalho.uf@economia.gov.br (a sigla “uf” deve ser trocada pela sigla de seu estado).

Ainda há a opção de acessar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital em iOS ou Android. O trabalhador verifica se tem direito ao benefício neste local.

O que é o Abono Salarial (PIS/PASEP)?

Instituído pela Lei nº 7.998/90, o abono salarial equivale ao valor de, no máximo, um salário mínimo. Ele é pago aos trabalhadores conforme os requisitos previstos na lei. O pagamento é realizado seguindo calendário anual estabelecido pelo Codefat.

A Caixa é responsável pelo pagamento do abono salarial aos trabalhadores cadastrados no PIS, vinculados a empresas privadas. Já os trabalhadores do setor público têm inscrição Pasep e recebem pelo Banco do Brasil.

Quem tem direito ao PIS?

Para ter direito, o trabalhador precisa:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para pessoa jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (Rais)/eSocial.

Como sacar o Abono do PIS

Trabalhadores que têm conta na Caixa (conta corrente ou poupança individual, com saldo e movimentação) recebem o crédito automaticamente. É possível movimentar os valores com o cartão da conta ou ainda pelo Internet Banking Caixa, pelo celular ou computador.

Para quem não possui conta na Caixa, foram abertas, de forma automática e gratuita, a Conta Poupança Social Digital, no Caixa Tem.

Existem casos em que o valor do abono salarial não possa ser creditado em conta existente ou em Conta Poupança Social Digital. Nessa situação, o trabalhador poderá realizar o saque com o Cartão do Cidadão e senha. Basta ir a uma agência Caixa, terminais de autoatendimento, unidades lotéricas ou nos Correspondentes Caixa Aqui.

Na falta do Cartão do Cidadão, o valor do benefício pode ser recebido. Porém é preciso ir pessoalmente a uma agência da Caixa portando documento oficial de identificação.

Quando é o próximo pagamento do PIS?

Os valores do pagamento do abono salarial foram pagos de junho a julho entre dois anos. Contudo, agora passaram a ser pagos de janeiro a dezembro de cada exercício. Portanto o calendário 2022, ano-base 2020, terá início previsto para janeiro de 2022. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil de notícias.




Voltar ao topo

Deixe um comentário