O Ministério da Educação (MEC) está com quase 5 mil vagas destinadas aos professores do ensino médio. São cursos online e gratuitos, com foco na atualização desses profissionais. Todas as oportunidades têm relação com os desafios do mercado de trabalho.
Leia mais: Mais de 1 milhão de estudantes podem renegociar as dívidas do Fies
A proposta é ajudar os profissionais da educação a estarem em constante capacitação. O modelo online permite que professores de todo o Brasil participem dos cursos.
Cursos do MEC
Os cursos são ministrados por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC. De acordo com o Ministério, todos os módulos apresentam as atualizações de acordo com as competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular para este ano.
Além dos professores podem participar também que é gestor da educação básica. Outro detalhe é que nesta edição, o MEC vai permitir que qualquer pessoa interessada participe dos cursos. Ou seja, a ideia é ampliar os conhecimentos para a comunidade escolar e também aos pais.
Dessa forma, os cursos gratuitos ajudam a reforçar a relação entre família e escola. A abordagem é da Formação Continuada em Práticas de Alfabetização. Isso quer dizer que todos podem aprender e ajudar as crianças, seja em casa ou nas escolas.
Com a pandemia da Covid-19, que muitas crianças estudaram de casa, a ajuda dos pais se tornou essencial. Por isso a proposta do MEC é ampliar os conhecimentos para reforçar a base educacional das crianças. Para facilitar a agenda dos interessados, quem for participar do curso pode escolher dia e horário.
Ao final do curso, quem participar de todas as etapas e tiver um bom desempenho vai receber um certificado emitido pelo MEC.
Confira abaixo a grade do curso:
- Módulo 1 – Introdução
- Módulo 2 – Aprendendo a ouvir
- Módulo 3 – Conhecimento alfabético
- Módulo 4 – Fluência
- Módulo 5 – Vocabulário
- Módulo 6 – Compreensão
- Módulo 7 – Produção de escrita
Veja também: De olho no Enem: saiba como estudar atualidades para as provas