Cerca de 10,3 milhões de pessoas físicas e jurídicas que contam com dinheiro esquecido em bancos ainda não fizeram a consulta no Sistema Valores a Receber (SVR). As informações são do Banco Central (BC), que diz haver mais R$ 8 bilhões a serem devolvidos para um total de R$ 28 milhões de brasileiros.
Leia mais: Veja quando sai o saque do ‘dinheiro esquecido’ do Banco Central
No geral, mais de 86,9 milhões de consultas em CPFs e CNPJs foram feitas no site valoresareceber.bcb.gov.br. Desse total, 17 milhões de pessoas físicas e jurídicas receberam a mensagem de saldo positivo no sistema, que verifica se há dinheiro esquecido em bancos, ou seja, valores a receber.
Vale destacar que, apesar da confirmação do dinheiro, não foram divulgados os valores. Isso porque, nessa primeira consulta, o sistema informa apenas se há ou não dinheiro esquecido, sem revelar a quantia. Tal informação só ficará disponível a partir de março.
Consulta para saber se você tem valores a receber
Para saber se tem dinheiro esquecido em bancos, o cidadão precisa consultar o sistema do Banco Central (BC). Veja o passo a passo a seguir:
- Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br;
- Digite o número do seu CPF ou CNPJ e a data de nascimento ou de criação da empresa para consultar se você tem valores esquecidos em bancos;
- Caso tenha, guarde bem a data que o sistema vai te informar. É neste dia que você terá acesso ao valor exato que tem a receber e solicitar a transferência, também pelo valoresareceber.bcb.gov.br.
Importante: aqueles que receberem a mensagem de saldo zerado deverão aguardar a próxima fase de liberação de dados. A nova consulta está prevista para ocorrer no mês de maio.