scorecardresearch ghost pixel



Negativados: Governo pode liberar FGTS para quem precisa pagar dívidas

Ideia é mobilizar recursos do fundo na liberação do dinheiro aos trabalhadores interessados em quitar uma dívida.



O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser liberado aos trabalhadores que precisam pagar uma dívida. Quem falou sobre essa possibilidade foi o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta terça-feira, 22, durante evento do BTG Pactual.

Leia mais: Saque FGTS 2022: Caixa confirma novo pagamento na próxima semana

Segundo ele, enquanto milhares de pessoas estão endividadas e com o nome sujo, o dinheiro do FGTS segue parado no fundo. A ideia é mobilizar esses recursos, que são privados, na liberação do dinheiro aos trabalhadores interessados em quitar um débito vencido.

E o número de inadimplentes é bastante alto no Brasil. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), apresentada no último dia 18 de fevereiro pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o endividamento das famílias no país atingiu 70,9% em 2021, nível recorde em comparação aos últimos 11 anos.

Redução do IPI em 25%

Ainda durante o evento, Guedes também declarou que o governo pretende reduzir o Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) em 25%.

Segundo ele, a medida é importante, pois representará um alívio à indústria que, há décadas, e obrigada a arcar com impostos, juros e altos encargos trabalhistas. O ministro chamou essa reestruturação de “reindustrialização do Brasil“.

Atualmente, as alíquotas do IPI variam entre zero e 30%, a depender do produto comercializado. Porém, elas podem chegar a 300% no caso de itens nocivos à saúde, a exemplo, o cigarro com tabaco.

Para encerrar, segundo Guedes, a medida já conta com o apoio do  presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros parlamentares. Apesar do anúncio, o chefe da pasta da Economia não especificou como será compensada a perda de arrecadação após a redução do imposto ou quando a medida será de fato implementada.




Voltar ao topo

Deixe um comentário