scorecardresearch ghost pixel



Olho tremendo involuntariamente: o que isso significa?

Confira o que significa para sua saúde o olho começar a tremer de forma involuntária. Especialistas recomendam o que deve ser feito para sanar o problema.



Você já sentiu seu olho tremendo involuntariamente? Na verdade, a sensação é a de que a pálpebra está produzindo vibrações. Isso pode acontecer em apenas um dos olhos ou até nos dois ao mesmo tempo. 

Veja também: Conheça os alimentos que prejudicam a absorção do cálcio

A situação é comum e faz muitas pessoas acreditarem que estão passando por algum pico de estresse na rotina. Será que esse tremor dos olhos está relacionado ao estresse? Descubra o que isso significa.

Olho tremendo, o que pode ser isso?

De acordo com especialistas, os espasmos ou contrações dos olhos ocorrem de forma involuntária e pegam muita gente de surpresa. Geralmente, são casos de mioclonia ou mioquimia, que ocorrem unilateralmente ou bilateralmente. Além disso, os tremores podem surgir exclusivamente nas pálpebras superiores ou nas pálpebras inferiores, aliás, há casos em que as duas se movem ao mesmo tempo.

Geralmente, o que leva aos tremores nos olhos é o cansaço dos músculos da região. A exaustão muscular pode não ter uma causa definida ou ser derivada de alta carga de estresse. Ou seja, as pessoas que acham que o sintoma indica estresse estão certas. Embora, não seja possível afirmar com toda certeza, se os espasmos começaram após o nível de estresse subir, a chance de estarem ligados é bem grande.

Como prevenir e curar o sintoma?

Primeiramente, se os tremores nos olhos ocorrem com muita frequência e de forma persistente, não demore em procurar um médico.  Assim, será possível entender qual é a real causa e qual é o tratamento mais indicado. Contudo, na maioria das situações, o sintoma apenas aparece por um tempo breve do dia e depois não retorna mais.

Para resolver a situação de uma vez por todas, as indicações costumam ser as mais óbvias possíveis. Em outras palavras, o mais indicado para o paciente é que ele adote hábitos de vida saudáveis. Assim, é imprescindível fazer atividades físicas, ter uma boa alimentação, dormir bem, descansar, emagrecer e fazer check-ups anuais com um médico de confiança.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário