Devido a pandemia da Covid-19, nos últimos anos, os pensionistas e aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberam, de forma antecipada, o pagamento do 13º salário que aconteceu entre os meses de abril e junho de 2020 e entre os meses de maio e julho para o ano de 2021. E como fica o pagamento para este ano?
Leia ainda: INSS: contribuição vai mudar valor descontado do salário em fevereiro
Veja algumas mudanças que foram publicadas pelo Governo Federal, por meio do Decreto 10.410/20, para o pagamento do 13º salário.
O texto estabelece que o 13º salário do INSS é devido aos segurados que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.
A primeira parcela deve ser paga com o benefício do mês de agosto e a segunda parcela será paga junto ao benefício do mês de novembro, ambas correspondem à 50% do valor do benefício.
Pagamento do benefício
A primeira parcela do 13º salário do INSS começa a ser paga a partir do 5º dia útil do mês de agosto podendo se estender até os primeiros dias úteis de setembro. A data do pagamento pode variar conforme valor e número final do cartão de pagamento do benefício.
A segunda parcela, deve ser paga a partir dos últimos dias úteis de novembro até os 5 primeiros dias úteis de dezembro, dependendo do pagamento também, do valor e do número final do benefício.