scorecardresearch ghost pixel



Para resgatar dinheiro esquecido em banco, BC vai exigir conta especial

Para resgatar os recursos deixados para trás, cidadão terá de atualizar conta do governo para prata ou ouro, pois elas oferecem maior segurança.



O Banco Central (BC) anunciou que vai retornar com as consultas e liberações de quantias em dinheiro esquecidas em instituições financeiras. O órgão informou que cerca de 24 milhões de pessoas têm direito a uma parte do montante acumulado, que chega a R$ 8 bilhões.

Leia mais: BC divulga novo site para consultar dinheiro ‘esquecido’ em bancos

Anteriormente, a alta demanda por consultas ao Sistema Valores a Receber (SVR) provocou a queda no sistema, obrigando o BC a desenvolver uma nova página para o direcionamento das consultas. O novo endereço pode ser acessado aqui.

A data de funcionamento do novo portal também já foi definida: dia 14 de fevereiro, próxima segunda-feira. A partir desta data, caso o cidadão verifique e descubra que de fato possui valores esquecidos, ele então poderá solicitar a transferência do dinheiro a partir do dia 7 de março.

Como verificar se você tem dinheiro para receber de bancos

Para consultar se possui valores a receber, a pessoa precisar criar uma conta no site Gov.Br. Por meio dela, o cidadão terá acesso aos serviços do governo relacionados à Receita Federal, Justiça Eleitoral, Carteira de Trabalho Digital, INSS, dentre outros.

Mas atenção: o Banco Central informa que, caso a pessoa tenha dinheiro esquecido em bancos, será preciso obter uma conta gov.br com nível de segurança “prata” ou “ouro” para que a solicitação dos recursos seja liberada.

Isso  porque apenas contas desse tipo garantem maior segurança em meio às transações financeiras. Para aumentar o nível da conta gov.br de bronze para prata e de prata para ouro, basta o usuário validar algumas informações cadastrais no site do governo, conforme as instruções apresentadas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário