Plantas possuem vida, e assim como tudo em uma casa, as plantas também acumulam bastante poeira. Cultivar as plantas é algo que vai além da rega e da adubação, pois é necessário que se crie uma rotina de limpeza. E não só por uma questão estética, mas sim porque o pó pode acabar bloqueando os raios solares, impedindo a luz de penetrar na planta.
Veja também: Dicas essenciais para cuidar de seu lírio-da-paz e garantir longa vida para sua planta
Da mesma forma que mantemos nossa casa limpa, nós precisamos tirar a poeira das plantas. Elas agradecerão ficando mais brilhantes, além de mais saudáveis, pois realizarão com mais facilidade seu processo de fotossíntese.
Como limpar suas plantas
Embora seja necessário que sejam observadas as condições que cada casa oferece na demanda por limpeza, de um modo geral, o ideal é que sejam limpas de 15 em 15 dias.
Comece separando os itens necessários para a limpeza das folhas, tais como: panos, esponjas, detergente líquido neutro, pincéis suaves, espanador e borrifador.
- Plantas Grandes:
Retire a poeira dos dois lados da folha. Folhas grandes devem ser lavadas com água fria e para auxiliar nessa tarefa, use uma esponja macia ou um pano.
Caso sua planta esteja em um vaso que seja possível de ser carregado, você pode levá-la para o quintal e lavá-la com uma mangueira, porém caso você more em um apartamento, você pode limpá-la com o chuveirinho no banheiro.
- Plantas Pequenas:
Plantas pequenas como samambaias, devem ser lavadas na pia, ou até mesmo, em um tanque, sempre com água fria ou em temperatura ambiente. Outra opção é usar um pano macio úmido, utilizando somente água, e evitando esfregar as folhas com força, pois isso pode danificá-la.
Após isso, para dar brilho às folhas, uma dica é passar a parte de dentro de uma casca da banana nas folhas, ou até mesmo borra de café. Porém é importante evitar os brilha-folhas, que costumam ser vendidos em grandes supermercados ou lojas especializadas, pois embora realmente esses produtos deixem as folhas com muito brilho, eles criam uma barreira que impede a oxigenação das folhas.
E por fim, caso a planta tenha flores, não limpe-a, pois pode ser prejudicial à produção do pólen.