A declaração do Imposto de Renda começa na primeira semana de março, já no dia 2. Quem está com todos os documentos prontos e conseguir entregar a declaração logo nos primeiros dias tem mais chances de receber a restituição no começo do pagamento.
Leia mais: Governo pode devolver aos brasileiros até R$ 6,5 bi de impostos indevidos
O prazo para declarar o IR vai até 30 de abril. A lista com todos os documentos necessários já está disponível no site da Receita Federal. Assim, os contribuintes podem antecipar a organização da declaração para evitar qualquer contratempo.
Declaração começa em março
O cuidado na hora de fazer a declaração do IR é essencial para não cair na malha fina. Ou seja, não deixar nenhum documento de fora para evitar problemas com a Receita Federal. Para este ano, algumas novidades estão valendo na declaração, como a possibilidade de incluir os gastos com exames de Covid-19 na lista de despesas médicas.
Apesar da novidade, nem todos os testes vão ser considerados pela Receita. Por exemplo, os testes feitos em farmácia não serão considerados, mesmo que o contribuinte tenha a nota fiscal.
Assim, nessa reta final antes do início do prazo de declaração, a dica dos especialistas é organização. Com toda a papelada, como os comprovantes e informes, fica mais simples cumprir com o compromisso sem deixar algo importante de fora.
Outra dica é aproveitar parte das informações cedidas na declaração do IR no ano anterior. Por isso, quem fizer a declaração nos primeiros dias de março tem menos chances de passar por imprevistos, como os casos em que o sistema da Receita Federal fica congestionado e mais lento.
Além disso, quem perde o prazo da declaração que termina em 30 de abril pode pagar multa por atraso. A orientação para quem não conseguir reunir todos os documentos até o prazo é, primeiro, fazer a declaração do IR dentro do calendário previsto. E depois fazer a retificação, com todos os documentos que faltaram. Essa é uma saída para não perder o prazo e nem pagar multa.
Depois da declaração, os contribuintes devem acompanhar o portal da Receita Federal para conferir se ficou alguma pendência ou chegou qualquer notificação de correção dos dados.