Será que a castanha de caju engorda? Bem vamos esclarecer essa dúvida e explicar os benefícios dessa oleaginosa para o bem-estar do organismo. Podemos encontrá-la o ano inteiro nos supermercados, é ótima para comer pura, ou adicionada em saladas, frutas secas, cereais entre outros. Agora, vamos ver sua composição para entender seus benefícios!
Veja também: Descubra como e por que o álcool afeta o seu sono
Propriedades da castanha de caju
A castanha de caju possui: vitaminas do complexo B, vitaminas A e E, minerais como ferro, fósforo, magnésio, cobre, potássio e selênio.
Outros destaques de sua tabela nutricional são as fontes de carboidratos, aminoácidos e gorduras boas.
As gorduras das castanhas de caju
Dentre a maioria das variedades de oleaginosas, a castanha de caju é a que possui menos gordura. Aproximadamente 60% de seus ácidos graxos são constituídos de gorduras monoinsaturadas, consideradas “amigas do coração”.
Diversos estudos apontam que o consumo de gordura monoinsaturada aliada a uma alimentação com baixa caloria, pode contribuir para diminuição dos triglicerídeos.
Outros benefícios da castanha de caju
- Controle glicêmico: a oleaginosa contribui para regular os níveis de açúcar no sangue, prevenindo e tratando diabetes;
- Promove a saciedade: por ser boa fonte de energia, ajuda a prolongar a sensação de saciedade, contribuindo para a perda de peso;
- Funcionamento Intestinal: por ser ótima fonte de fibras, colabora para o trânsito intestinal;
- Sistema imunológico: ajuda a fortalecer o sistema imunológico e ainda colabora para o tratamento de enxaquecas e prevenção da depressão.
Afinal, comer castanhas de caju engorda ou emagrece?
As castanhas de caju são excelentes para incluir na dieta, pois são ricas em nutrientes capazes de promover a boa saúde.
Com moderação seu consumo é liberado e ajuda a eliminar o excesso de peso.
Mas o ideal é dar preferência a opções sem adição de sal, pois o sal pode prejudicar fazendo com que ocorra retenção de líquidos.
E não esqueça de beber bastante água, a hidratação ajuda o intestino a digerir as fibras alimentares.