O descontrole dos níveis de açúcar no sangue provoca o diabetes, doença crônica que pode causar danos em vários órgãos se não for tratada. O cuidado com a alimentação deve ser prioridade para quem quer evitar que os níveis de açúcar no sangue subam, incluindo os cuidados com o consumo de bebidas alcoólicas.
Mas quem tem diabetes pode beber cerveja? Essa é uma das principais dúvidas em relação à bebida por quem faz parte desse grupo. Saiba a resposta para essa pergunta a seguir!
Tenho diabetes, posso beber cerveja?
De acordo com as recomendações da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), publicadas em 2020, o consumo de álcool por homens com a doença deve ser limitado a duas doses ou menos por dia. No caso das mulheres, o recomendado é consumir uma dose ou menos de álcool por dia.
Considera-se uma dose de álcool a quantia de 15g da substância, o equivalente a 360 ml de cerveja (uma lata pequena). No caso de vinho, uma dose de álcool corresponde a 150 ml da bebida.
Resumindo: enquanto homens diabéticos devem se limitar a consumir, no máximo, duas latinhas de cerveja por dia, mulheres nessa mesma condição devem ingerir apenas uma para não causar um descontrole na glicemia.
A SBD reforça que a ingestão de bebidas alcoólicas seja feita, de preferência, com um alimento fonte de carboidrato para evitar picos de hipoglicemia, que é a queda da glicose no sangue abaixo dos níveis aceitáveis. Os sintomas dessa condição incluem: tonturas, palpitação, suor frio, tremores e palidez.
Mas atenção!
Caso você tenha diabetes, é fundamental procurar atendimento médico com profissionais da área de nutrição. Eles são os mais competentes para orientar e informar sobre como lidar com a doença.