Os refrigerantes são bebidas extremamente populares no mundo inteiro. No Brasil, em 2019, mais de 71,5% das vendas de bebidas não alcoólicas foram relativas aos refrigerantes. Foi o que apontou o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números são preocupantes, afinal trata-se de uma bebida prejudicial à saúde.
Veja também: 10 alimentos diuréticos capazes de eliminar a retenção de líquido
Em resumo, qualquer tipo de benefício que o refrigerante possa oferecer ao organismo está muito aquém dos malefícios que ele gera. Portanto, entender que a maior parte da população toma refrigerante é algo que deve preocupar todas as pessoas que se preocupam com o estado da saúde individual e coletiva.
Malefícios do refrigerante
Os refrigerantes são bebidas gaseificadas, geralmente compostas por xarope de algum vegetal ou produzido artificialmente. Esses alimentos são ricos em açúcares, sódio, corantes, conservantes e vários produtos químicos prejudiciais.
Para se ter uma ideia, uma latinha comum de refrigerante (350 ml) conta com quase 10 colheres de sopa cheias de açúcar. Ou seja, ao consumir 2 latinhas por dia, a pessoa está consumindo cerca de 20 colheres de açúcar sem saber. Some essa quantidade ao excesso de doces, fast food e vários outros produtos industrializados e você verá que sua dieta está indo mal.
Os refrigerantes podem causar, se consumidos em excesso e com muita frequência:
- Má circulação sanguínea;
- Hipertensão;
- Obesidade;
- Doenças renais;
- Cáries;
- Osteoporose;
- Resistência insulínica;
- Diabetes tipo 2.
Refrigerante também vicia
Basicamente, todos os alimentos adoçados artificialmente têm capacidade de viciar quem os consomem. Quanto mais açúcar, mais dependência eles podem causar. Não é nem só o doce, várias bebidas assim contam com cafeína, que é outra substância com alto poder de provocar dependência.
Vale destacar que mesmo os refrigerantes sem açúcar não são indicados para consumo. Embora não tenha açúcar, o sódio é praticamente dobrado, o que piora ainda mais todas as outras questões ligadas a problemas cardiovasculares.
O melhor, é substituir os refrigerantes por bebidas mais naturais, como sucos e águas aromatizadas com frutas.