Há cerca de dois anos, a Samsung retirou os carregadores da caixa de seus smartphones mais recentes, como o Galaxy S21. A estratégia, que já havia sido adotada no Brasil por sua concorrente Apple, gerou uma série de críticas por parte de consumidores e autoridades.
Leia mais: Adeus, 3G: Fim da rede afetará o funcionamento de diversos objetos
Os críticos apontam que o valor cobrado por aparelhos recém-lançados já é bastante salgado, então possivelmente já inclui o custo item. Além disso, o carregador é essencial para o funcionamento do celular.
Agora, a empresa voltou atrás e anunciou o envio gratuito do componente para seus clientes. A novidade foi recebida com surpresa e muitos elogios, inclusive do Procon-SP.
“A Samsung está agindo de modo correto. A decisão mostra que a legislação consumerista do Brasil é muito forte”, afirma Fernando Capez, diretor-geral do Procon de São Paulo.
Envio permanente
A decisão da empresa sul-coreana é válida para todo o mundo. A princípio, os clientes do Brasil teriam que preencher um formulário online e enviar uma cópia da nota fiscal. A correria foi um dos motivos que levou a gigante a adotar o envio permanente.
Segundo o comunicado da Samsung, o programa “Samsung para Você” passa a ser válido “até a vida final do produto”. O cliente tem até 30 dias após a compra do smartphone para solicitar o carregador, que deverá ser entregue em mais 30 dias.
Ao portal TechTudo, a empresa afirmou que mudança “está em linha com o comprometimento da Samsung com seus consumidores neste período de transição.”