scorecardresearch ghost pixel



Se bebeu café e precisou ir ao banheiro, o motivo pode ser este aqui!

Veja o que pode estar por trás da ida ao banheiro logo após o consumo de uma simples xícara de café.



Muitas pessoas começam o dia com uma generosa xícara de café. Porém, o que é usado para dar aquele pique logo pela manhã pode provocar indesejadas idas ao banheiro. Tal situação é bastante comum e pode afetar mais pessoas do que se imagina.

Leia mais: Café da manhã para diabéticos; descubra o que comer

Em uma entrevista à revista Health (em inglês), a gastroenterologista Kyle Staller, explicou que não existe um estudo focado apenas neste fenômeno.

Porém, o mais provável, segundo a especialista, é de que alguns compostos presentes no café provoquem a contração do estômago e do cólon. O resultado é a necessidade de evacuação momentos após a ingestão do líquido.

É importante destacar que as contrações não são aquelas que provocam fortes dores no estômago. Elas estão ligadas com o peristaltismo, que nada mais é do que o relaxamento involuntário do sistema digestivo que faz o abdômen se mover como se fosse uma onda.

Neste caso, o café trabalha para acelerar a velocidade das contratações, em alguns casos, apenas 4 minutos depois do seu consumo. Por outro lado, considerando a rapidez desse efeito no organismo, a bebida não teria então tido tempo para chegar até o cólon, sendo este um dos motivos que ainda geram dúvidas nos pesquisadores.

Alimentos que relaxam o intestino

Aqueles que sofrem com a síndrome do intestino irritável, por exemplo, devem ficar atentos à alimentação para evitar problemas intestinais mais graves.

Já aqueles que estão do lado contrário da moeda, e sofrem com prisão de ventre, podem regular o intestino com apenas alguns alimentos básicos. Confira:

  1. Mamão;
  2. Aveia;
  3. Iogurte natural;
  4. Ameixa;
  5. Laranja;
  6. Abóbora;
  7. Sementes;
  8. Vegetais folhosos;
  9. Leguminosas;
  10. Cereais integrais.

Importante: nenhuma dor ou desconforto intestinal deve ser ignorado. A dica é sempre buscar acompanhamento médico e nunca utilizar medicamentos sem prescrição profissional.




Voltar ao topo

Deixe um comentário