scorecardresearch ghost pixel



Segredos para descobrir se o melão está maduro antes de comprar

Confira as técnicas e os sinais para conseguir comprar o melão mais maduro que você possa encontrar na feira ou no mercado.



A procura por melão durante o verão é maior do que em outras épocas do ano. Afinal, além de saborosa, a fruta é rica em líquidos e pode ser muito refrescante para os dias quentes.

Existem diversas espécies de melão, não apenas o tradicional amarelo, chamado de pingo de mel. Há melões verdes, rajados, brancos e vários outros tipos que já estão sendo cultivados no Brasil, inclusive.

Veja também: Alimentos que podem ser comidos com casca e você nem fazia ideia

O que pouca gente sabe é como identificar um melão maduro e docinho na feira ou no mercado. Afinal, a casca rígida e quase sempre sem alterações, parece não demonstrar muitos indícios.

Só na hora que o melão é cortado que a gente descobre se o gosto dele ainda está amargo ou não. Porém, existem técnicas que ajudam a saber se a fruta está ou não no ponto certo de maturidade.

Como escolher o melhor melão na hora de comprar?

A primeira dica para escolher o melhor e mais maduro melão é pressionar o seu “umbigo”. Esta é a parte que fica no lado inferior da gruta, demarcada por um ponto de convergência dos veios (risquinhos) do melão. Se a extremidade ceder um pouquinho, pode apostar que o melão está em um ponto bom para consumo.

Caso o “umbigo” esteja resistente demais, é porque o melão ainda está verde e precisa amadurecer. Agora, se ao pressionar você sentir que está muito mole, é porque amadureceu demais. Neste caso, talvez não seja uma boa ideia levar o melão para casa.

Mais dicas

Outra dica é observar se o caule está preso à fruta. Isso significa que o melão está bem verde. Você também deve garantir que a casca esteja rígida e com a coloração mais viva possível. Quanto mais fosca ou apagada for a cor do melão, pior será na hora de consumi-lo.

Por fim, você deve cheirar a extremidade do caule. Caso não sinta nada ou sinta cheiro de mofo, não leve para casa. O cheiro ideal é o aroma típico do melão. Depois, você pode sacudir o fruto e ouvir se as sementes estão soltas, isso indica que ele está maduro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário