scorecardresearch ghost pixel



Transferência de veículos poderá ser feita de forma digital a partir de março

A transferência de veículos digital vai deixar o processo mais rápido e menos burocrática. Mas, segundo o Ministério da Economia, com a mesma segurança.



Mais um serviço que se rendeu às facilidades da tecnologia: a transferência de veículos. A partir do mês de março, a transação vai poder ser feita também de forma digital. A medida foi anunciada pelo Ministério da Economia e pretende tornar a transferência menos burocrática.

Leia mais: Governo decide pagar vale-gás com valor menor em fevereiro; Confira o calendário

A transferência vai ser permitida desde que o veículo tenha documentação digital. A exigência é que os motoristas também tenham a assinatura digital para fazerem a transferência.

 

Transferência digital

O novo modelo é sem reconhecimento de firma em cartório. E todo o processo de transferência se dará por meio da plataforma do governo federal, que é o www.gov.br.

E tem mais um detalhe. A transferência digital só será possível para os carros saídos de fábrica ou que foram transferidos a partir de 4 de janeiro de 2021.

Vai funcionar assim: a pessoa que quer vender o veículo vai acessar a Carteira Digital de Trânsito, informar o CPF de quem vai comprar o veículo e, por último, fazer a assinatura digital. Simples assim.

Por outro lado, a pessoa que vai comprar o veículo vai receber uma notificação e seguir o mesmo passo a passo, informando CPF e com a assinatura digital. Depois da assinatura de vendedor e comprador, a informação vai direto para o governo federal.

Lembrando que a vistoria feita no Detran continuará sendo feita de forma presencial. Só depois dessa checagem que a transferência é de fato concluída. Ao seguir todas essas etapas, a transação é feita por meio da Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo.

Por isso é essencial ter uma conta no site do governo federal. O cadastro é gratuito e pode ser feito também por meio do aplicativo do governo. O sistema indica algumas etapas de conferência para garantir a segurança das informações fornecidas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário