scorecardresearch ghost pixel



Transforme a sua alimentação com essas dicas; Confira!

Alguns hábitos simples relacionados à alimentação podem mudar a sua vida, confira!



No fim do ano, muitas pessoas sempre traçam metas e planos para o ano seguinte, e uma delas pode estar relacionada à alimentação ou à saúde de forma geral. Por isso, hoje listamos algumas práticas que, se observadas com atenção, podem mudar de uma vez por todas a sua alimentação e seu relacionamento com a comida. Confira as dicas que separamos para você!

Leia também: Melhore sua dieta: 3 ingredientes que diminuem o peso e reduzem a insulina

Água com gás

Embora realmente seja uma opção melhor que o refrigerante, a água com gás não pode substituir a água mineral. É possível sim inseri-la em sua lista de compras, mas não como única fonte de hidratação, pois ela possui componentes erosivos aos dentes e ainda pode contribuir para a formação de gases e o inchaço corporal.

Observe os padrões de sua dieta

A Associação Americana do Coração divulgou um novo modelo de informações nos alimentos que pode melhorar a saúde dos consumidores. No lugar de indicar o que se pode ou não comer, a Associação acha melhor estimular as pessoas a ingerir os alimentos em quantidades menores.

Observe os alimentos consumidos

A pandemia da Covid-19 mexeu com a saúde mental de muitas pessoas, de forma que os casos de depressão e ansiedade aumentaram consideravelmente nos últimos meses. Especialistas da área da psiquiatria nutricional afirmam que os alimentos que possuem um teor elevado de açúcar e os mais gordurosos podem afetar muito a nossa saúde mental. Por isso, opte por vegetais, frutas, nozes, sementes, legumes e feijão, além de peixes, ovos e alimentos fermentados como iogurte.

Café faz bem para a saúde

O café é um dos alimentos mais consumidos do mundo e também um dos que possuem muitos benefícios para a nossa saúde. Pesquisas sobre o efeito do café no organismo revelam que o seu consumo está associado à redução de diversos os tipos de doenças, incluindo Parkinson, doenças cardíacas, diabetes tipo 2, cálculos biliares, depressão, suicídio, cirrose, câncer de fígado, melanoma e câncer de próstata.

O microbioma é moldado pela comida

O bom funcionamento do intestino depende muito da qualidade da nossa alimentação. Ou seja, é importante sempre optar por alimentos integrais, pois eles ajudam no crescimento de micróbios que beneficiam a saúde intestinal.

Quantidade de água

O tamanho do corpo, temperatura, sua respiração e o quanto você está transpirando são fatores que indicarão a quantidade de água que você precisa tomar por dia.

A idade é, de certa forma, uma vilã no consumo de água. As pessoas idosas, por exemplo, precisam prestar atenção no consumo de líquidos, pois com o passar do tempo é natural que elas percam a sede, o que pode causar desidratação e, consequentemente, problemas sérios de saúde.

Alimentos fermentados podem ser aliados da saúde

Alimentos como iogurte, kimchi e kombucha podem alterar a quantidade de bactérias, vírus e fungos que habitam em nosso intestino. Eles reduzem os níveis de inflamação do corpo e também diminuem o risco de doenças ligadas à velhice.

Como evitar a azia e o refluxo?

Doenças relacionadas ao estômago estão entre as que mais crescem no mundo, especialmente durante a pandemia. Um exemplo disso é o refluxo, que pode estar ligado ao estresse relacionado à pandemia e ao ganho de peso.

Frutas e vegetais favorecem a saúde mental

Pesquisas apontam que os flavonoides, que são responsáveis por dar cores vivas aos vegetais, ajudam na redução do número de queixas com relação ao esquecimento, e isso acontece com mais frequência com os idosos. Estudiosos afirmam que os alimentos que devem ser consumidos para ajudar na saúde mental são aqueles que possuem as cores mais fortes.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário