Você já ouviu falar da buchinha-do-norte? Se trata de uma planta nativa, de fácil acesso por todo o Brasil. Algumas pessoas ainda conhecem a planta como buchinha paulista, cabacinha, purga e abobrinha-do-norte.
Saiba mais: Para que serve o chá de mastruz? Conheça os principais benefícios dessa erva
Ela pode ser muito tóxica quando é consumida em excesso, por isso recomenda-se que tenha muito cuidado ao consumi-la. A maior indicação de ingestão é apenas na forma de chá.
A buchinha-do-norte possui propriedades que podem ser abortivas, por o seu uso está totalmente contraindicado para as mamães. Por outro lado, caso a gravidez não seja o seu caso, esse chá pode ajudar muito com as propriedades expectorantes, antissépticas e adstringentes ajudam a tratar alguns problemas respiratórios e outras condições médicas importantes.
Veja alguns benefícios e curiosidades desse chá e aprenda a fazê-lo.
Para que serve o chá de buchinha-do-norte?
- Possui propriedades vermífugas, adstringentes e antissépticas;
- Esse chá é indicado para o tratamento de sinusite, rinite, bronquite, asma e outros problemas
- respiratórios;
- Auxilia ainda no tratamento de dores de cabeça, herpes, oftalmias, curar feridas, hematomas.
Recomenda-se que o seu consumo seja acompanhado por um profissional da saúde, já que a planta é considerada tóxica e que pode causar reações adversas quando ingerida.
Confira abaixo o modo de preparo do chá.
Para fazer esse chá deve-se usar a planta seca e o seu preparo deve ser feito por infusão, evitando que se acrescente outros ingredientes ao preparo, tendo em vista que o seu consumo é via inalação.
Ingredientes:
- 1 buchinha-do-norte;
- 250 ml de água filtrada.
Modo de preparo:
Descasque a planta seca e coloque em uma panela com a água. Leve ao fogo até ferver, desligue e inale o vapor do chá. Sem ingerir!
Dicas e precauções importantes
Conforme mencionado acima, esse chá é considerado abortivo, por isso é contraindicado em caso de suspeita de gravidez. O consumo de forma indiscriminada pode gerar problemas graves de saúde, como hemorragias internas e outros efeitos colaterais, por isso indica-se apenas a utilização por inalação.
Recomenda-se ainda que seja inalado o vapor do chá ainda quente. E qualquer reação adversa deve ser informada ao médico.
O chá é contraindicado para crianças.