scorecardresearch ghost pixel



13° salário do INSS começa em abril; veja calendário e regras para receber

Aposentados e pensionistas terão adiantamento no pagamento do décimo terceiro salário do INSS.



Se você é aposentado ou pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e estava precisando de um dinheiro extra para algo especial, você já pode começar a sorrir, porque o dinheiro do décimo terceiro salário virá um pouco mais cedo este ano.

Veja também: Aumentou: Preço médio da gasolina atinge os R$ 7,49 e fica mais caro

Acontece que o governo segue tomando medidas para tentar ajudar as pessoas durante a crise pela qual estamos passando. Além de liberar saques do FGTS e criar programas de microcrédito para microempresários e pessoas de baixa renda, os aposentados e pensionistas também vão poder contar com uma vantagem.

Isso porque o governo vai adiantar as parcelas do famoso e tão esperado décimo terceiro salário tanto para os aposentados quanto para os pensionistas do INSS.

A ideia por trás disso é ajudar as pessoas que estão passando por diversos problemas financeiros por conta da crise financeira agravada pela covid. E como o governo entende que os aposentados e pensionistas também são vítimas dessa crise, eles terão, assim como as pessoas de baixa renda e microempresários, algum auxílio.

Isso significa que as mais de 30 milhões de pessoas que recebem todo mês a sua aposentadoria, seja ela de qual forma for, vão se beneficiar com o décimo terceiro adiantado. Estima-se que essa medida vai fazer com que mais de R$ 56 milhões sejam movimentados dentro do nosso país.

Originalmente, o décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas era pago no final do ano, porém, com o adiantamento, o dinheiro vai ser dividido em duas parcelas iguais, que serão pagas em abril e em maio. Desse modo, as pessoas terão todo o dinheiro em mãos rapidamente.

Vale lembrar que todos os pensionistas do INSS têm direito ao décimo terceiro salário, o que inclui aqueles que recebem auxílio-acidente, auxílio-reclusão, pensão por conta de falecimento ou mesmo algum benefício por conta de alguma incapacidade temporária.

Uma outra dúvida que costuma surgir para as pessoas é se quem recebe o Auxílio Brasil tem direito ao décimo terceiro salário, e a resposta infelizmente é não. O Auxílio Brasil, que é pago mensalmente a pessoas de baixa renda, não possui um décimo terceiro pagamento durante o ano.

E se você quer saber se você tem direito ao pagamento, é muito fácil. Basta acessar os sites do INSS ou mesmo baixar seu aplicativo e por lá você vai poder consultar se tem direito ao décimo terceiro salário e saber pelo extrato se o dinheiro já está disponível para saque, além também de poder conferir o calendário de saques que já está disponível.

É importante que a pessoa tenha principalmente o CPF na mão na hora de fazer a consulta, mas pode ser que mais documentos sejam necessários para que a checagem correta seja feita.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário