Para manter a dieta em dia, é preciso evitar ao máximo o consumo de alimentos ricos em carboidratos. Sem dúvidas, os campeões nesse quesito são as massas e os doces. No entanto, algumas frutas também contam com alto índice glicêmico e devem ser evitadas, inclusive, por pessoas com diabetes. Por isso, conheça hoje as melhores opções de frutas com poucas calorias e pouco açúcar.
Veja também: Quais os alimentos que atrapalham e os que ajudam a absorção de ferro?
Vale destacar que as pessoas que sofrem de hiperglicemia ou diabetes devem sempre consultar um médico antes de alterar a dieta. A alimentação é a base do tratamento para esses casos. No entanto, certamente, as frutas desta lista poderão ser consumidas sem sombra de dúvidas.
Frutas com poucas calorias e pouco açúcar
Primeiramente, vale destacar que as frutas vermelhas geralmente oferecem poucas calorias e pouco açúcar. Não estão todas nesta lista para evitar o excesso de informação. Contudo, é possível buscar por morangos, amoras, mirtilos, acerola e outras.
1 – Damasco
O damasco são frutas bem doces, porém com baixo índice glicêmico. Cada unidade tem quase 17 calorias em média e 4 gramas de carboidratos. O melhor de tudo é que apenas 4 unidades de damasco oferecem 70% do total de vitaminas A recomendado para consumir em apenas um dia. Mais do que isso, o damasco é rico em fibras e ajuda a soltar o intestino.
2 – Maçã
A maçã é uma das frutas mais indicadas para quem faz dieta. Afinal ela é o exemplo de fruta com baixa caloria. Uma unidade grande conta com apenas 54 calorias e 14 gramas de carboidratos. Porém, ela contém imensa quantidade de fibras e ainda conta com vitamina C e outros nutrientes. Por fim, ela é rica em líquidos e ajuda na hidratação do corpo.
3 – Cereja
Assim como a maior parte das frutas vermelhas, a cereja contém poucas calorias. 6 unidades dessa fruta oferecem apenas 59 kcal e 14 gramas de carboidratos. O melhor é que ela oferece propriedades anti-inflamatórias e vários benefícios nutricionais.
4 – Pêssego
Rico em vitaminas A e C, o pêssego é uma das frutas com maior quantidade de fibras. Ou seja, além de estar entre as opções com poucas calorias, o pêssego ajuda imensamente na dieta e na nutrição do corpo.