O fato é que tanto o Android quanto o iOS possuem vantagens e desvantagens, e geralmente quem gosta de um sistema não gosta do outro. Mas às vezes, em uma questão de necessidade, podemos acabar precisando migrar de sistema, e consequentemente, perdendo alguns recursos aos quais estamos acostumados.
Veja também: WhatsApp estaria testando recurso para combater fake news
Alguns aparelhos, porém, possuem vantagens que outros não possuem, e hoje vamos falar sobre os recursos que iOS possui e que usuários do Android não têm acesso.
4 recursos que só os usuários do iOS tem acesso
- AirPlay
O AirPlay é uma função da Apple para espelhar conteúdos entre dispositivos e Smart TVs que sejam compatíveis.
Por ser uma função exclusiva da Apple, os usuários de Android, embora possam fazer o download de recursos semelhantes, saem perdendo em desempenho em relação ao recurso do iPhone, que de longe, possui o melhor funcionamento.
- Facetime
Nativo do sistema iOS, o Facetime é um aplicativo para chamadas de vídeo, que conecta diversos dispositivos Apple em uma chamada que pode reunir até 32 pessoas, sendo uma excelente opção para manter contato com parentes ou realizar chamadas de trabalho.
O Google até que tentou, através do aplicativo Duo, criar algo semelhante, mas até o momento não obteve sucesso, visto que, o funcionamento do Duo depende de programas de terceiros como Zoom ou Meet.
Com o Facetime não existe a necessidade de login e senha, e o aplicativo acessa, de forma automática, os contatos da agenda e realiza a vídeo chamada como um telefonema comum.
- Nada de aplicativos desnecessários
Aparelhos do sistema Android costumam vir de fábrica com diversos aplicativos pré-instalados que o usuário nunca vai usar. Cada fabricante insere os seus, como loja de temas, aplicativos de operadora e mais um monte de coisa que não tem utilidade. O problema é que muitos deles ao menos possuem a possibilidade de desinstalar.
Já o iPhone é visivelmente superior neste quesito. Sua instalação do sistema é mais clean. E muito embora tenha um ou outro aplicativo de pouco uso, como o podcast, saúde ou bússola, não chega nem perto do que o sistema Android permite que os fabricantes incluam de aplicativos, que por consequência, já iniciam consumindo a memória do aparelho.
- Software sempre atualizado
Quando a Apple lança uma nova atualização, imediatamente os aparelhos já recebem essa atualização, sem burocracia.
Em compensação no Android acontece que, pelo fato de as atualizações serem liberadas primeiramente para os fabricantes, para só então chegar até o usuário, esse tempo entre uma ação e outra envolve muitos testes e modificações do sistema, até que finalmente possa ser considerado compatível com os aparelhos. Esse processo muitas vezes acaba por atrasar a chegada da atualização para alguns modelos.