scorecardresearch ghost pixel



WhatsApp estaria testando recurso para combater fake news

WhatsApp pode estar prestes a lançar recurso que limita envio de uma mesma mensagem para vários grupos, com o objetivo de barrar a disseminação de fake news. Confira na íntegra.



O mensageiro mais usado no mundo estaria testando um novo recurso que ajudaria a combater fake news, e aquelas mensagens de “bom dia” inconvenientes que são compartilhadas. Lembrando que o WhatsApp tem sido duramente criticado por “facilitar” a propagação de mensagens falsas, principalmente desde que começou a pandemia e nos períodos eleitorais.

Veja também: Truques e alterações do WhatsApp que ajudam a economizar bateria

Porém, há algum tempo que o aplicativo começou a identificar de forma automática as mensagens encaminhadas mais de quatro vezes, muito embora ainda não consiga identificar seu conteúdo por conta da criptografia ponta a ponta.

A novidade surgiu através do site WABetaInfo

Esse recurso estaria em fase de testes na versão beta do WhatsApp, de acordo com informações do site WABetaInfo, e o objetivo seria combater a desinformação, impedindo o encaminhamento de uma mesma mensagem a vários grupos simultaneamente.

Hoje ainda é possível o compartilhamento de uma mesma mensagem em até cinco grupos, porém com este recurso a limitação será de compartilhamento em apenas um, de modo que se o usuário quiser compartilhar uma mesma mensagem, terá que copiar manualmente a mensagem a ser compartilhada.

De acordo com as informações descobertas, o limite que o recurso irá impor deve chegar para os usuários do mensageiro, em breve.

A princípio o aplicativo deverá exibir a seguinte mensagem: “Mensagens encaminhadas só podem ser enviadas para um bate-papo em grupo”.

Espera-se que o fato de a pessoa precisar repetir todo o processo de enviar mensagem por mensagem manualmente, possa desencorajar o comportamento de disseminação de fake news.

De acordo com Hemerson Brandão, do site Gizmodo: “Ainda não há informações sobre quando a nova regra entrará em vigor, mas, é provável que ela esteja disponível antes de outubro, quando ocorre a eleição presidencial no Brasil”.




Voltar ao topo

Deixe um comentário