As plantas trazem mais cor e mais vida ao ambiente e combinam muito com o ambiente da cozinha. Uma cozinha com plantas se destaca porque temos a tendência a associar plantas com comida viva, colorida e saudável.
Veja também: 3 receitas caseiras e naturais para eliminar cupim de forma rápida e segura
Além do fato de que é uma delícia estar cozinhando e ter ali, à disposição, alguns dos nossos temperos prediletos em um vasinho na janela. Para ajudar você, que também ama plantas, a decorar sua cozinha de uma forma muito mais bonita, nós vamos te contar quais as melhores plantas para se ter nesse ambiente.
As 5 melhores plantas para cultivar na cozinha
Suculentas
As plantas suculentas são ideais para ambientes internos, se adaptam bem em diversos ambientes, e para mantê-la sempre bonita, a rega uma ou duas vezes na semana, além da iluminação direta ou indireta costumam ser suficientes.
E caso na sua cozinha não exista a possibilidade de uma luz direta, deixá-la próxima às janelas já costuma proporcionar condições favoráveis.
Manjericão
O manjericão é um tempero que existe em diversos tipos, com diferentes sabores. Os mais utilizados são o manjericão alfavaca e o manjericão italiano, e ambos são excelentes para molho pesto.
O manjericão roxo é muito usado na decoração de pratos, pelo tom de suas folhas que são arroxeadas. Deve ser regado todo dia ou no máximo, a cada dois dias, além de deixá-lo sob luz indireta.
Alecrim
Ótimo para temperar carnes, pães e batatas assadas, o alecrim é originário da região do Mediterrâneo. Essa famosa erva tem sido usada na cozinha há pelo menos 2500 anos. Precisa de bastante luz direta e de regas a cada vez que o solo estiver bem seco.
Espada-de-São-Jorge
A Espada-de-São-Jorge possui origem africana e é uma planta muito resistente ao clima, além de se adaptar bem às variações de luz solar. Por ser fácil de cultivar é considerada uma das plantas mais indicadas para quem ainda não possui habilidades de cultivo, pois essa planta demanda pouca rega e vive bem em ambientes internos.
Fitônia
A fitônia é originária do Peru, é de fácil cultivo, e necessita de regas a cada dois dias, aproximadamente. Essa planta não se dá bem em luz direta, sendo recomendado que deixe-a à sombra.
Outro detalhe é que ela não resiste a temperaturas baixas nem a geadas, portanto é uma excelente escolha para ficar decorando sua cozinha.