A alimentação é um dos pilares para reduzir os riscos de desenvolver o diabetes. Uma dica que pode ajudar nessa tarefa é incluir na dieta frutas com baixo teor de hidrato de carbono, nutriente que ajuda a controlar os níveis de açúcar no organismo.
Leia mais: Maçã, canela e outros alimentos poderosos para controlar diabetes
No caso do diabetes tipo 2, alguns fatores relacionados à saúde do corpo merecem atenção. Eles incluem: pressão arterial alta, níveis elevados de colesterol e triglicerídeos (gordura no sangue), além do excesso de peso. Nesse sentido, é importante ter atenção àquilo que é ingerido e absorvido a cada refeição.
Quais alimentos devo comer para evitar o risco de diabetes?
As frutas podem ser excelentes agentes para reduzir as chances de desenvolver diabetes tipo 2 e também de aliviar os sintomas dessa condição quando ela já se manifestou.
Os morangos, por exemplo, são ricos em vitamina C que, por sua vez, contribui para a redução e estabilização dos níveis de açúcar no sangue, segundo a organização britânica sem fins lucrativos Diabetes UK.
No geral, o açúcar é mais prejudicial quando obtido a partir de alimentos processados, como bolos, chocolates e refrigerantes. Por isso a necessidade de uma alimentação equilibrada é fundamental, bem como a quantidade de hidratos de carbono ingerida.
Em relação às frutas, o ideal é optar por aquelas não carregam carboidrato em sua composição. Veja a seguir uma lista com 8 “superfrutas” mais recomendadas para diminuir os riscos de açúcar no sangue:
- Uva;
- Amora;
- Morango;
- Abacaxi;
- Manga;
- Melão;
- Damasco;
- Frutos cítricos.
Importante: opte por consumir as frutas in natura, ao invés de sucos, que comumente costumam incluir açúcar no preparo.