scorecardresearch ghost pixel



Boa alimentação é o primeiro passo para deixar a depressão para trás

Aprender a comer melhor é chave para uma vida mais leve e feliz. A alimentação é responsável pelo bom funcionamento da mente e das emoções.



A mente humana é comandada pelo cérebro, que sua vez conta com o apoio de um organismo saudável para funcionar bem. Sendo assim, tendo boa saúde, melhor será o desempenho de seus pensamentos e emoções. 

Veja também: Você não vai acreditar nos benefícios do suco desta fruta que você tem em casa

O contrário também é verdade, sendo que a má alimentação prejudica consideravelmente o bem-estar de uma pessoa. Por isso, uma alimentação saudável e nutritiva é uma das frentes de combate a males como a depressão, por exemplo.

Não é novidade que a alimentação influencia diretamente nos níveis de estresse do ser humano. Porém, ela vai além, uma boa dieta pode gerar alegria e sensação de bem-estar. Claro que o tratamento da depressão é bem mais complexo e exige atenção multidisciplinar, em especial de psicólogos e psiquiatras. Contudo, as refeições podem ser um bom impulso para se livrar dos problemas.

O que evitar para melhorar a mente

De modo resumido, é preciso evitar a ingestão de gorduras trans, alimentos ricos em açúcar, bebidas açucaradas e produtos industrializados. O excesso de gordura saturada também é prejudicial para o bom funcionamento do sistema nervoso central.

Por outro lado, os alimentos que devem ser enfatizados são aqueles orgânicos. Dê mais ênfase às carnes magras, frutas, verduras, legumes e alimentos in natura. Sempre prefira os preparos feitos em casa e com ingredientes naturais.

Excesso de elementos prejudiciais aumenta produção de citocinas

O excesso de gorduras trans e alimentos industrializados aumenta a produção de citocinas, ou seja, de substâncias pró-inflamatórias. Elas causam mau funcionamento dos neurônios e prejudicam enfaticamente o organismo como um todo.

O grande problema está no aumento da oferta dos alimentos processados. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esses alimentos são responsáveis por 18,4% das calorias diárias ingeridas. Em outras palavras, quase 20% da alimentação diária é composta por comida de baixa qualidade nutritiva e prejudicial para o bom funcionamento da mente.

Mudar essa realidade no seu cotidiano pode ser o primeiro passo para deixar as crises de ansiedade e a depressão de lado. Realizar atividades físicas com frequência e consumir bom conteúdo também ajuda bastante nessa hora. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário