Usuários do Sistema de Valores a Receber do Banco Central que encontraram dinheiro “esquecido” podem solicitar a transferência a partir de hoje, 7. O serviço já está disponível para pessoas nascidas até 1968 ou empresas abertas até esse mesmo ano. A liberação dos pedidos de resgate será feita de forma escalonada.
Leia mais: Permissões que podem ser perigosas e você nem sabia disso
Após problemas causados pelo excesso de demanda, o sistema do BC criado em janeiro voltou ao ar no dia 14 de fevereiro. Desde então, só era possível consultar a existência de recursos no nome de pessoas físicas ou jurídicas.
Entre esta segunda-feira e o próximo dia 25, as solicitações ficarão disponíveis de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou de criação da empresa. Haverá uma repescagem no dia 12 de março, das 4h às 24h, para quem não acessar o portal na data e hora marcadas originalmente.
Caso o usuário também perca a repescagem, só será possível pedir a transferência do dinheiro esquecido a partir do dia 28 de março. Após a solicitação, a instituição financeira tem até 12 dias úteis para transferir os recursos.
Como agendar o saque?
O interessado em solicitar a devolução dos recursos deve seguir as instruções abaixo:
- Entre no site valoresareceber.bcb.gov.br no dia e hora informados na primeira consulta.
- Faça login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Para aumentar o nível de segurança, acesse o site ou aplicativo Gov.br.
- Leia e aceite o termo de responsabilidade.
- Confira o valor a receber, sua origem e o banco que fará o pagamento.
- Toque na opção “Solicitar por aqui” e informe uma chave Pix para devolução em até 12 dias úteis.
- Caso apareça “Solicitar via instituição”, o cliente terá que entrar em contato diretamente com o banco para pedir o ressarcimento, via telefone ou e-mail informados pelo sistema.
Datas de solicitação
Cerca de 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas que consultaram o portal e descobriram que têm algum saldo disponível. Para facilitar o acesso de todos esses usuários sem sobrecarregar a plataforma, o Banco Central escalonou os pedidos da seguinte maneira:
- De 07 a 11 de março: nascidos antes de 1968 ou empresas criadas antes deste período;
- De 14 a 18 de março: pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas criadas nesse período;
- De 21 a 25 de março: pessoas nascidas ou empresas criadas a partir de 1984.