O Sistema Valores a Receber (SVR) do Banco Central (BC) pretende retornar aos brasileiros o dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras. Ao todo, existem cerca de R$ 8 bilhões aguardando o resgate pelos brasileiros de direito.
Leia mais: Grupo de brasileiros também pode sacar dinheiro esquecido, mas não sabe
Apesar da novidade positiva, saiba que esse não é o único lugar onde é possível encontrar algum saldo deixado para trás. Confira a seguir outras formas de garantir uma renda extra de forma inesperada!
Fundo PIS/Pasep
Atualmente, existem cerca de R$ 23,5 bilhões aguardando resgate por 10,6 milhões de pessoas através do chamado Fundo PIS/Pasep. Os valores são destinados aos trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre 1971 e 4 de outubro de 1988.
Para saber sobre o resgate, basta o indivíduo acessar o aplicativo do FGTS ou ir até uma agência da Caixa. Isso porque o fundo foi extinto e o dinheiro transferido para o FGTS. Em caso de falecimento do titular do recurso, herdeiros podem sacar.
Abono salarial PIS
Depois que o abono salarial PIS é liberado, o trabalhador tem o prazo de até 5 anos para resgatá-lo, caso contrário o dinheiro será devolvido ao Ministério do Trabalho. Segundo a Caixa Econômica Federal, milhões de brasileiros deixaram de sacar o benefício em anos anteriores e, portanto, possuem quantias disponíveis para saque.
A cada novo calendário do abono divulgado, o trabalhador tem a chance de reaver esse valor “esquecido”. A consulta ao PIS pode ser feito pelos principais canais de atendimento da Caixa, além do aplicativo Carteira de Trabalho. Outra forma de consulta ao saldo é através do telefone 158.
FGTS
A Caixa declarou que existe dinheiro esquecido no FGTS, porém não repassou qual o valor do montante atual. No momento, existe a chamada revisão do FGTS, que possibilita alterar o índice usado para corrigir o fundo por outro que acompanhe a inflação.
Apesar de esse processo aguardar o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF), o trabalhador já pode simular o quanto pode receber com a revisão, por meio da calculadora LOIT FGTS, e desde já entrar com ação junto a um Juizado Especial Federal.