Sentir a vista cansada e embaçada pode ser uma condição normal para muitas pessoas. Principalmente diante do uso de diversas telas ao longo dia, é comum aceitar como normal essas alterações. No entanto, qualquer diferença visual deveria ser motivo para procurar um especialista no assunto. Existe uma doença silenciosa capaz de roubar a capacidade de enxergar lentamente.
Veja também: 6 melhores chás para combater diabetes e tirar açúcar do sangue
Pessoas que possuem diabetes podem apresentar retinopatia diabética. Os pacientes que sofrem com ela têm a retina afetada e correm risco de desenvolver cegueira. Ela surge a partir da descompensação da glicemia (taxa de açúcar no sangue), presente em pessoas portadoras de diabetes.
Doença silenciosa, retinopatia diabética está entre as principais causas de cegueira
Segundo a CUF, uma rede portuguesa de hospitais, a retinopatia diabética é a principal causa de cegueira entre pessoas de 20 a 74 anos. O grande desafio é que ela se apresenta como uma doença silenciosa, ou seja, oferece poucos sinais de sua presença.
Os sintomas de retinopatia diabética incluem:
- Diminuição da acuidade visual;
- Visão turva;
- Pontos flutuantes (conhecidos como moscas volantes) na visão;
- Flashes;
- Perda parcial da visão;
- Perda total da visão.
Retinopatia diabética depende de um bom tratamento do diabetes
Como o próprio nome sugere, essa condição de saúde aparece em pessoas portadoras de diabetes. Sua principal causa está no tratamento inadequado da doença ao longo do tempo. Quanto mais tempo o paciente conviver com o açúcar elevado no sangue, mais chances ele apresenta de desenvolver problemas de visão.
Vale destacar, que diabéticos também podem desenvolver outras duas principais alterações de vista. Uma é a catarata e a outra é o glaucoma, ambas com possibilidades de agravamento. Por isso, sempre procure um médico especialista e realize os exames com frequência. A melhor prevenção é começar o tratamento de diabetes adequado o quanto antes.
Lembre-se que estamos diante de doenças silenciosas e que evoluem sem que a pessoa perceba. Por isso, não vale a pena esperar para procurar ajuda.