A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu a comercialização de 12 planos de saúde de 6 operadoras brasileiras. O anúncio tinha sido feito no último dia 16 e a medida começa a valer nesta terça-feira (22). A medida suspende a comercialização dos 12 planos de saúde devido às reclamações registradas pelos usuários.
Leia mais: PIX parcelado: como funciona? Novidade vai substituir o cartão?
Segundo a ANS, a decisão de suspender os planos não é permanente. Mas vale até que cada operadora apresente as soluções para os problemas apresentados. Isso porque a grande mudança tem que ser a melhoria na cobertura assistencial oferecida aos clientes.
ANS suspende 12 planos
O levantamento feito pela ANS levou em conta os últimos três meses de 2021. A agência acompanhou as principais reclamações dos usuários e as dificuldades encontradas durante o uso dos serviços contratados.
Diante da medida, os planos só poderão ser comercializados novamente depois de resolverem as principais queixas e tiverem um melhor resultado no próximo monitoramento feito pela agência.
De acordo com a ANS, essa é uma prática comum feita ao longo do ano para garantir a boa assistência aos clientes. E, principalmente, que os serviços contratados sejam de fato ofertados a eles. Pela decisão, que suspende 12 planos, a ANS busca uma melhor assistência aos mais de 83 mil clientes dessas empresas.
Ainda segundo a ANS, 11 planos de saúde tiveram a comercialização liberada. Justamente porque conseguiram resolver os problemas apresentados e ter um melhor desempenho no último monitoramento. E agora podem retornar a venda do serviço.
A ANS reforça a importância do registro das reclamações, já que é por meio das informações repassadas pelos clientes que a agência consegue suspender os planos que não atendem os usuários como deveriam.