A Petrobras anunciou na última quinta-feira, 10, um novo aumento nos preços da gasolina e do diesel. O consumidor, que já estava sofrendo com o alto valor nas bombas, precisa refazer os cálculos para descobrir o que vale mais a pena: etanol ou gasolina.
Leia mais: Prepare o bolso: Litro da gasolina atinge os R$ 10 em dois estados
A conta para verificar qual dos combustíveis é mais vantajoso considera que o etanol tem 70% do poder calorífico da gasolina. Sendo assim, o motorista precisa de 30% a mais do primeiro do que do segundo para rodar uma mesma distância.
Aprenda a fazer a conta
O etanol deixa de valer a pena em relação à gasolina quando seu preço representa mais de 70% do valor do derivado de petróleo. Para fazer a conta, multiplique o valor do litro da gasolina por 0,7 e confira o resultado:
- Resultado menor que o preço do litro do etanol: gasolina vale mais a pena;
- Resultado maior que o preço do litro do etanol: etanol vale mais a pena.
Essa conta considera uma média de consumo dos veículos, por isso pode variar. Se quiser calcular com mais precisão, anote o rendimento do seu carro com um litro de cada um dos combustíveis e divida o resultado do etanol pelo da gasolina. Feito isso, substitua o resultado pelo 0,7 da conta acima.
Exemplo: para um carro que faz 14 km com 1 litro de gasolina e 7 km com 1 litro de etanol, o coeficiente é 0,5 (7/14 = 0,5).
E qual vale a pena hoje?
Após o novo aumento anunciado pela Petrobras nos preços da gasolina, a expectativa é que o etanol passe a ser mais vantajoso em grande parte do país. Até a semana passada, a vantagem do derivado de petróleo sobre o biocombustível era mínima, considerando as médias nacionais apuradas pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Levando em conta que o preço do litro varia bastante entre os postos brasileiros, a dica é sempre fazer as contas antes de encher o tanque.