Você acredita que o valor da sua aposentadoria está abaixo do que era direito? Saiba que é possível fazer o pedido de revisão do benefício. A solicitação é feita ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mas, atenção. Antes de entrar com o pedido, o segurado tem que ter certeza de que a correção será para um valor maior.
Leia mais: Netflix vai ficar mais cara e usuários ameaçam cancelamento
Essa é a orientação dos especialistas. É que da mesma forma que o benefício pode ser recalculado para mais, ele também pode ter redução. Por isso, veja o que conferir antes de solicitar o recálculo ao INSS.
Revisão da aposentadoria
O pedido de revisão da aposentadoria é um direito previdenciário. Por isso, antes de tudo, o primeiro ponto a se considerar é o prazo do pedido de revisão. É um direito garantido aos segurados, desde que esteja dentro do prazo de 10 anos do primeiro pagamento do benefício.
Por exemplo, a pessoa que recebeu a primeira aposentadoria em 2013 tem até 2023 para fazer o pedido de revisão. Então, se você está dentro do prazo, o próximo passo é a conferência das informações.
Se o segurado prestou serviço militar e o período não foi considerado no cálculo da aposentadoria, esse já é um motivo para pedir o recálculo. Ou também quem trabalhou em serviços considerados insalubres. Isso também tem que ser considerado no cálculo do benefício.
O pedido de revisão pode ser feito diretamente ao INSS. O instituto tem um prazo para avaliar o pedido. E só depois dará o resultado, se terá ou não aumento no valor da aposentadoria.
Se essa resposta não chegar pelo INSS, o segurado pode entrar com um pedido de revisão do benefício na Justiça. Mas lembre-se sempre de reunir todos os documentos essenciais para comprovar o erro no cálculo.