Pelo menos uma vez ao ano, muitos brasileiros se preocupam com a forma como estão na Receita Federal. Tem gente que só descobre na hora da declaração do Imposto de Renda (IR) que está com alguma pendência. Se você está com o CPF irregular, veja o que fazer.
Leia mais: Nubank oferece quase R$ 500 para quem responder enquete de apenas 10 minutos
Pessoas físicas e jurídicas podem consultar se existem pendências fiscais no CPF ou CNPJ, respectivamente. A consulta é feita por meio da Receita Federal. Caso alguma irregularidade seja encontrada, veja o que fazer para resolver o quanto antes.
CPF irregular
O primeiro passo é entrar no site da Receita Federal. Feito isso, é hora de indicar o CPF para a consulta. O sistema vai apontar se existem pendências e todos os detalhes que possam deixar o CPF irregular.
No site, é preciso conferir como está a situação em “Certidões”. Em seguida, vá em “Situação fiscal”. Um relatório vai ser gerado com todas as informações. Em “Débitos e pendências”, você confere mais detalhes da situação fiscal junto à Receita Federal.
Ao conferir tais informações, o cidadão tem a possibilidade de emitir o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf). É por meio dele que o pagamento será feito para sanar qualquer pendência.
O documento pode ser pago de diversas formas. Pelo internet banking, ou em qualquer casa lotérica e caixas eletrônicos dos bancos. Depois do pagamento, a dica é consultar mais uma vez a situação do CPF junto à Receita. É que somente assim o cidadão terá a certeza de que não existem mais pendências que precisam ser corrigidas para não ficar com o CPF irregular.