As doenças autoimunes estão entre os mistérios da ciência médica que permeiam a humanidade há tempos. As causas não possuem explicações claras e os tratamentos podem ser variados, de acordo com cada caso. Contudo, costumam ser situações de saúde que podem agravar e comprometer a qualidade de vida do paciente. Entre essas doenças está a artrite reumatoide, caracterizada por períodos de dores extremas.
Veja também: Descubra 7 sucos que podem ajudar no tratamento do diabetes ainda hoje
O paciente com artrite reumatoide relata períodos assintomáticos e outros onde as dores são lancinantes e se espalham pelo corpo. É uma espécie de “inflamação generalizada” que acomete principalmente as mãos e os pés. Ela faz o próprio sistema imunológico atacar os tecidos saudáveis do corpo e afeta outras estruturas, como o rosto.
Sintomas da artrite reumatoide no rosto incluem síndrome do olho seco
A maior ocorrência dessa doença está em mulheres entre 30 e 40 anos de idade. Elas percebem que algo está errado quando, além das dores, começam a sentir os olhos secos. Isso faz com que o risco de infecções oculares seja aumentado consideravelmente, já que falta a lubrificação natural adequada.
Essa doença ainda tem capacidade de causar mais complicações, como a síndrome do canal cárpico, que se trata do aumento de pressão dentro do canal, onde passa o nervo mediano e nove tendões do antebraço para as mãos. Isso faz com que o nervo se comprima e aumente a sensibilidade e as dores na região. Em alguns casos, o membro chega a ficar incapacitado de realizar força motora.
As crises podem ocorrer à noite
Geralmente, as crises da artrite reumatoide costumam ocorrer no período noturno, e os sintomas incluem formigamento e dormência. Os pacientes também podem sentir:
- Dores no peito;
- Cansaço;
- Falta de energia;
- Temperatura corporal elevada;
- Perda de apetite;
- Emagrecimento inexplicável;
- Dores nas articulações;
- Alterações cardíacas;
- Problemas na coluna.
Se você sente alguns sintomas como esses, procure um médico para receber o diagnóstico adequado. Os casos de artrite reumatoide são considerados raros, mas têm diagnóstico desafiador e precisam de tratamento especializado.