Atenção: Governadores prorrogam medida que congela o ICMS da gasolina

Medida, cujo prazo de validade iria até 31 de março, agora passa a valer até o final de junho. Reunião também trouxe desdobramentos para o diesel.



Boa notícia aos condutores! Governadores de todos os estados mais o Distrito Federal decidiram prorrogar por mais 90 dias a medida que congela a aplicação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na gasolina, etanol e gás de cozinha.

Leia mais: Para baratear gasolina, governo zera imposto de importação; Impacto será de R$ 0,20

A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 22, no X Fórum de Governadores, ocorrido em Brasília. Agora, a medida, cujo prazo de validade iria até 31 de março, valerá até o final de junho.

O congelamento do ICMS sobre os combustíveis começou em novembro de 2021. Na ocasião, o presidente Jair Bolsonaro (PL) colocava a culpa do aumento nos preços das bombas ao tributo cobrado pelos governos estaduais. Como resposta às críticas, o chefes das unidades federativas optaram por não cobrar o tributo.

ICMS sobre o diesel

Outra frente presente na reunião dos governadores prevê a uniformização do ICMS sobre o diesel em todos os estados do país, bem como estabelecer a alíquota “ad rem” – valor fixo por litro. A decisão teve como base a  Lei Complementar 192, que entrou em vigor no último dia 11 de março.

O novo regime de cobrança do tributo sobre o diesel entrará em vigor a partir de 1º de abril. A decisão de qual será a alíquota média a ser adotada, assim como o valor fixo por litro do combustível, será tomada pelo pelo Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), nesta quinta-feira, 23.




Voltar ao topo

Deixe um comentário