O fim do auxílio emergencial deixou de beneficiar aproximadamente 25 milhões de pessoas após o seu encerramento em 2021. Enquanto alguns desses brasileiros migraram para o Auxílio Brasil, outras continuam desassistidos e em situação de vulnerabilidade.
Leia mais: Fiz minha inscrição no Cadúnico, quando vou entrar no Auxílio Brasil?
Nesse sentido, existe uma movimentação de deputados que estão trabalhando para trazer de volta o auxílio emergencial de R$ 600. Mas será que existe de fato a possibilidade de o benefício ser pago em uma nova prorrogação?
Auxílio emergencial 2022
Apesar das tentativas de retorno que ocorrem nos bastidores do Congresso Nacional, a verdade é que são baixas as chances de retorno imediato do auxílio emergencial. Isso porque o governo já declarou que o foco, no momento, é o Auxílio Brasil.
Somente pais solteiros chefes de família tiveram acesso a uma parcela única do benefício no começo de janeiro. Porém, os recursos têm origem em pagamentos retroativos de parcelas não pagas em 2020, cujos valores podem chegar a R$ 3 mil.
Para saber se recebeu o dinheiro, o homem deve acessar o site da Dataprev, informar seus dados pessoais e realizar a consulta. Após o carregamento das informações, o cidadão saberá por fim se recebeu ou não os recursos do lote retroativo do auxílio emergencial.
Fiquei sem o auxílio emergencial? O que devo fazer?
Neste caso, o primeiro passo é tentar se inscrever em um novo benefício do governo. Uma dica é o Auxílio Brasil, programa que substituiu o antigo Bolsa Família.
Para ser selecionado, o cidadão deve, primeiramente, se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico). A inscrição é feita de forma presencial nos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou nos postos de atendimento do CadÚnico.
A base de dados do governo é usada como porta de entrada para diversos programas, a exemplo, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e o vale-gás nacional.